Bom Apetite: Aprenda a fazer a famosa torta de limão

limão-emagrecer-1024x538Limão em latim é citrus, daí o nome frutas cítricas. E o limão é a mais cítrica das frutas. É o pai e a mãe de todas. Chegou ao Brasil com a colonização portuguesa. Hoje, os brasileiros são um dos maiores produtores mundiais desta fruta, principalmente do limão Tahiti. Existem várias espécies, porém os mais conhecidos aqui são o limão Tahiti, o Siciliano, o Galego e o Limão cravo. Vão desde o verde intenso até o laranja.

O limão é rico em vitamina C, vitaminas do complexo B, e de minerais como potássio, cálcio, ferro e flúor, além de fibras. Também é pouco calórico. É considerada uma fruta de alto poder curativo, uma verdadeira arma no combate a gripes e resfriados, na limpeza intestinal,equilíbrio do PH, pois, tem efeito alcalino no organismo, e tem substâncias anticancerígenas além de outros benefícios à nossa saúde.

Podemos usá-lo em sucos, molhos, risotos, doces e até só como tempero de saladas ou petiscos. Inclusive sua casca pode ser usada e contém muitas vitaminas. Resolvi passar para vocês a receita original da torta de limão. Para quem gosta de um doce azedinho, é simplesmente imperdível.

Lemon Pie

Esta é a tradicional torta de limão. Significa pé de limão e é uma sobremesa inglesa que teve seu início na idade média. Segundo historiadores, era oferecida pela rainha Elizabeth da Inglaterra em seus banquetes. No entanto, não era servida com o merengue, que só veio a ser inventado no século XVII, e depois de muitos anos adicionado a esta delícia.

Massa

250 g trigo

125 g açúcar

125 g manteiga sem sal levemente macia (pommade)

1 ovo

1g sal

farinha de trigo p/ polvilhar

Recheio (Lemon Curd)

360 ml água

200g açúcar

65 ml suco de limão Siciliano

60 ml suco de limão Tahiti

6 gemas

50 g amido de milho

raspas de 2 limões (1 Siciliano e 1 Tahiti)

1 pitada de sal

60 g manteiga sem sal

Merengue Suíço

200 ml água

500 g açúcar

Preparo

ElLitoral-280344-1400x840Peneire a farinha e misture com a ponta dos dedos. Faça um buraco no meio e adicione os demais ingredientes. Trabalhe a massa um pouco mais, e se precisar, polvilhe a superfície onde está trabalhando com trigo para não grudar. Deixe descansar na geladeira por mais ou menos 20 minutos. Forre o fundo de uma forma de fundo falso de 23 cm de diâmetro e faça furos com um garfo. Asse em forno pré-aquecido à 200 graus por mais ou menos 15 minutos. Ou até dourar.

Prepare o recheio misturando todos os ingredientes, exceto a manteiga, numa panela e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo, acrescente a manteiga e misture bem.

Coloque imediatamente sobre a massa assada. Misture o açúcar com as claras e leve ao banho-maria. Mexa sem parar com um fuê, até o açúcar derreter. Não deixe passar de 50 graus. Ainda quente leve à batedeira e bata até ficar firme e esfriar. Coloque sobre a torta e leve ao fogo para dourar ou maçarique.

Receita: Chef Soraia Marracini