Conheça as atividades que vão te ajudar a se livrar do estresse

Viviani Lima

VIVIANI Lima, professora de dança, bailarina e proprietária do Grupo Korpus.

Por Marcos Siqueira 

O estresse não é considerado uma doença, mas pode levar a várias enfermidades e gerar dor de cabeça. É o que afirma o pediatra e acupunturista Nelson Braga Mello. Segundo o médico, a síndrome é um mecanismo de defesa e uma reação de fuga a determinados acontecimentos. “Hoje o estresse é causado pela repetição de pequenos problemas que se acumulam dia após dia repercutindo negativamente no organismo”.

Uma pessoa estressada pode desenvolver várias doenças, como insônia, depressão, enxaqueca, cefaleia, constipação intestinal, problemas cardiovasculares, entre outras patologias. Nelson explicou que é preciso identificar a causa do problema para afastar a situação estressante. Mas, como nem sempre é possível, uma boa dica é dormir bem e realizar atividades prazerosas, como exercícios físicos que não exigem uma performance perfeita ou que a pessoa goste de praticar. O médico ressaltou que é sempre importante ter o acompanhamento de um profissional.

O Grupo Korpus – Art& Fitness oferece várias opções de atividades para ajudar quem anda estressado. Segundo a professora de dança, bailarina e proprietária, Viviani Lima, ballet, sapateado, jazz, Fitdance e zumba ajudam a aliviar os sintomas e garantir muita diversão para adultos e crianças.

Viviani explicou que nas aulas de ballet, jazz e sapateado para o público adulto, o foco do trabalho é a atividade física e o bem estar, sem o nível exigência  técnica feita para os alunos mais novos, em formação na escola de dança. “Na turma de adultos, cada aluno vai até o limite do próprio corpo. Não é pra ser sacrifício, mas prazer.”

“O mais difícil é decorar as sequências e sincronizar os movimentos de perna, braços e cabeça”,Contou a professora da modalidade ballet adulto, do Studium de Dança Korpus, RianneNogarol. Segundo ela, “a concentração faz  o aluno esquecer os problemas que ficaram do lado de fora.” A professora explicou que também é realizado aquecimento, alongamento e, ao final da aula, relaxamento. “Isso faz com que o aluno saia mais tranquilo e renovado”. A dança também trabalha equilíbrio, agilidade, força, impulsão e coordenação motora.

Para quem busca diversão dançando e ainda quer aprender coreografias de vários estilos musicais, uma boa opção é o Fitdance. A professora credenciada na modalidade, Larissa Andrade, contou que, além de toda a diversão, a dança também espanta o estresse e ajuda a queimar calorias. Como os passos são parecidos em várias músicas, os alunos aprendem bem rápido.

A Zumba é outra atividade que busca diversão. “Venha primeiro para se divertir, sem se preocupar com a coreografia”, convida a professora Soraya Amaral. “A aula é bem motivacional e o embalo da música faz o aluno esquecer as preocupações”, destacou Soraya. Ela também contou que a prática de atividade física regular estimula o organismo a produzir endorfina, responsável pela sensação de bem estar. E não para por aí. Soraya também dá aulas de Piloxing, modalidade que envolve dança, boxe e pilates.

A preocupação com os pequenos também é importante. Viviani Lima contou que, a criança não consegue saber claramente o que está sentindo, algumas vezes é vista como malcriada ou birrenta, quando na verdade ela está sofrendo do estresse excessivo. Segundo ela, muitas são as causas do estresse infantil, como falta de rotina em casa,desaprovação frequente, violência física e superproteção. Além disso, as brincadeiras estão dando lugar a compromissos que ocupam o dia da garotada. “Atualmente as crianças não tema liberdade que tínhamos antes, de brincar na rua com os pés no chão”.

As atividades extracurriculares oferecem opção para fugir da televisão e dos jogos eletrônicos. Os professores do grupo Korpus tiveram que adaptar as atividades infantis, para atrair a atenção da meninada. “Foi por isso que trouxemos de São Paulo a Metodologia Gustavo Borges para a natação Infantil”, contou a empresária.

A professora de natação, Lorrane Castro, contou que a nova metodologia proporciona aulas lúdicas e bem descontraídas e que o método é atualizado mensalmente por profissionais de Educação Física e médicos pediatras. “A ideia é envolver a criança para que ela aprenda brincando. A metodologia também envia games para as crianças trabalharem em grupo”. A academia é a única de Guarapari credenciada para aplicar a metodologia. As aulas são voltadas para os baixinhos de seis meses a 12 anos.

As atividades normalmente são realizadas em grupo, mas o aluno pode optar pelo acompanhamento individual personalizado para praticar atividades aeróbicas, treinamento funcional, ergometria, musculação e dança. “O ideal é a pessoa experimentar as várias atividades para descobrir qual ela gosta de fazer. Muita gente acha que não gosta de um tipo de exercício, mas ainda nem experimentou”, afirmou o professor de Educação Física e personal, Evando Simões.

Serviço:

Rua Jacinto de Almeida, 355 – Parque Areia Preta

27 3262-1547 / 27 3129-1547 / 27 9 9934 6166

 

Mandando o estresse pelos ares

O estresse está ligado aos problemas que se acumulam no dia a dia e para conseguir deixá-lo de lado, algumas pessoas preferem se jogar em uma aventura, para muitos, bem inusitada: O Voo duplo de parapente.

Segundo o instrutor de voo da escola Fora do Ar Sports, Rodolpho Cavalini, o “voo de parapente tira o praticante da sua zona de conforto e da rotina diária, inserindo a pessoa a um ambiente natural em que a emoção de superar o medo e muitas vezes a satisfação de realizar o sonho de voar, o leva a um estado de euforia e prazer”.

Rodolpho contou que essa experiência de lazer ajuda a deixar o estresse de lado e é muito procurada por quem deseja sair da rotina. A decolagem é realizada em Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves, todos os dias, 9h às 17h. A aventura pelos ares dura cerca de 20 minutos, mas a lembrança fica por muito mais tempo na memória.

Os interessados devem marcar o voo com pelo menos um dia de antecedência peço telefone 27 99981-6751.

Outras informações no site www.foradoar.net e na página www.facebook.com/ForaDoAralfredoChaves.

 

CrossFit: uma verdadeira fórmula anti-estresse

Como as tendências estão apontando para um estilo de vida mais saudável, é bem provável que você conheça alguém que treine CrossFit. Hoje, é uma das modalidades esportivas mais populares no mundo.  E quem pratica sabe: tanta popularidade não é à toa.

O CrossFit trabalha a saúde através das 10 capacidades físicas: resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Das modalidades esportivas, é a mais completa porque reúne diversas técnicas no mesmo treino: levantamento de peso, ginástica olímpica, exercícios de força e da parte cardiorespiratória.

E o mais importante é saber que a modalidade ajuda a reduzir o estresse. Isso porque praticar exercícios físicos também faz bem para a saúde mental. Imagine então os benefícios de uma atividade na qual os exercícios são baseados em variação ao invés de repetição. Além da coletividade dos treinos, a troca de experiências com coaches e CrossFitters  fazem do CrossFit uma verdadeira fórmula anti-estressse.

Viu só? Praticar CrossFit é vantagem em todos os sentidos.

Agora venha e faça parte deste treino.

Estamos te aguardando!

Mais informações: 27 98122-2810 / 99519-2828