Não deixe o WhatsApp prejudicar sua carreira

00002336

Empresas estão usando o aplicativo para fechar negócios e reduzir custos. Mas é preciso ter cuidado para não se distrair demais com as conversas de cunho mais pessoal.

Na era dos smartphones, saber usar os aplicativos interativos no mundo profissional é essencial. Hoje, raramente encontra-se alguém que não possua um smartphone e, com ele, também vieram os aplicativos interativos e o tão aclamado WhatsApp.

Muitas empresas também dependem do aplicativo para comunicar com clientes, realizar vendas, divulgar seus produtos e fazer propagandas. Segundo o portal da Folha de São Paulo, algumas empresas chegaram a diminuir em 70% suas contas telefônicas e contam com um faturamento de até 30% operações feitas completamente pelo aplicativo.

Uma pesquisa realizada pela empresa Regus apontou que 95% dos trabalhadores brasileiros utiliza o aplicativo de alguma forma como contribuição positiva em seus trabalhos. Mas ao mesmo tempo em que ele pode ser uma excelente ferramenta de trabalho, é grande a chance do Whatsapp ser um ativador da improdutividade nos departamentos e causador de procrastinação.

Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, José Roberto Marquesorienta o app pode até ser utilizado como um momento de descanso após muito tempo de concentração em tarefas e raciocínios específicos. “A problemática é que muitas vezes nos estendemos no tempo, e na quantidade de checadas, impactando diretamente no desenvolvimento das tarefas diárias laborais”, afirma José Roberto.

Mas não é preciso ser rígido ao extremo e excluir o aplicativo do seu celular. Existem algumas dicas básicas que podem ser úteis para melhorar o dia a dia e conciliar o trabalho com as checadas ao aplicativo:

Não interrompa uma tarefa para checar mensagens pessoais. Isso faz com que você perca toda sua concentração.

Estabeleça horários específicos para visualizar as mensagens. Em vez de abri-lo a cada notificação, cheque a cada 2 horas, por exemplo.

– Caso seu chefe utilize muito este meio para se comunicar com você fora do expediente, vá com calma. Controle a situação para que isso não se torne algo natural e excessivo. Tudo tem sua hora.

Não mande mensagens pessoais em grupos profissionais. Não substitua e-mail por WhatsApp. Qualquer mensagem que seja importante, que precise ficar armazenada, deve sempre ser enviada por e-mail.

Personalize um toque diferente para as pessoas e grupos profissionais. Assim quando ouvir esse aviso específico saberá que a mensagem possui teor profissional e não irá atrapalhar o andamento do seu expediente.