Um alimento de vários sotaques e sabores

Macarrão grano duro. Embora tenha se popularizado na Itália, a massa nasceu na China há cerca de 4.000 anos e veio para o Brasil com a imigração italiana, no século 19. Ela pode ter diversas formas e tamanhos. Inclusive cores diferentes. São muito versáteis pois, mudando o molho, muda completamente o prato.

A massa feita com o “triticum durum“, mais conhecido como trigo grano duro, contem menos glútem e libera menos amido na água, chegando ao ponto al‘dente com mais facilidade e ficando muito mais soltinho.

O macarrão é fonte de energia, já que é rico em carboidratos. É composto de amido, que é um carboidrato complexo. Isto quer dizer que ele tem digestão e absorção mais lentas que os chamados açúcares simples. Promovendo mais saciedade, e elevação mais lenta da glicose sanguínea.

Quase sempre o servimos com deliciosos molhos quentes. Aqui, uma receita muito fácil de fazer, saborosa e fresca para estes dias de altas temperaturas. Bom apetite!

SALADA DE MACARRÃO

IMG_4899Ingredientes:
500g macarrão parafuso grano duro
150g presunto fatiado
150g mussarela fatiada
100g uva passa
1 maçã verde
100 g azeitonas sem caroços
½ lata de milho verde
1 vidro de palmito
1 cx. ovos de codorna cozidos
Maionese
Sal, pimenta do reino e azeite a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão em água e sal com um fio de óleo até ficar al‘dente, escorra e deixe esfriar. Pique o presunto e a mussarela em quadradinhos, o palmito e as azeitonas em rodelas grossas. Tempere levemente os ovos com sal e pimenta e descasque e pique a maçã em pedacinhos. Misture todos os ingredientes com o macarrão já completamente frio. Vá colocando a maionese aos poucos e misturando bem até ficar a seu gosto. Prove o sal, a pimenta, regue com azeite e leve para gelar. Na hora de servir, regue com mais um fio de azeite.

Dica da chef: Se você quiser deixar a receita ainda mais leve, substitua a mussarela comum pela de búfala, o presunto por peito de peru defumado, e a maionese comum pela light. Fica delicioso também.