Anúncio
Pesquisa mostra perfil de turistas no Réveillon de Guarapari e outras cidades do ES
por Pedro Henrique Oliveira
Publicado em 12 de janeiro de 2023 às 13:28 / Atualizado em 12 de janeiro de 2023 às 13:28
A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) divulgou nesta semana uma pesquisa de identificação do perfil de turista que visitaram o Espírito Santo durante o Réveillon. O trabalho foi desenvolvido pela Consulting Brasil – Consultoria e Inteligência em Negócios e monitorado em tempo real pelo Observatório do Turismo da Setur.
A pesquisa foi feita em cinco municípios do estado: Vitória, Vila Velha, Conceição da Barra, Anchieta e Guarapari.
Em Guarapari, a pesquisa ouviu 200 turistas e coletou informações sobre motivo da viagem, meio de transporte utilizado, perfil socioeconômico, além da avalição dos serviços da cidade.
Anúncio
De acordo com a amostra na cidade, 41% dos entrevistados são naturais do Estado, já 37% vêm de Minas Gerais, turistas do Rio de Janeiro aparecem em seguida, com 17%. São Paulo, Rondônia, Bahia, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Tocantins também foram citados como lugares de origem dos turistas.
Questionados sobre o motivo da viagem para a cidade, 78% responderam que passar o Réveillon em Guarapari era o objetivo exclusivo, 19% estavam a passeio ou por lazer, e 2% para visitar amigos e familiares. A média de gastos dos turistas foi de R$ 433,99 por dia, quando levado em conta o tempo de permanência de sete dias.
Os entrevistados também avaliaram os serviços públicos da cidade. Para a maioria, a segurança e a limpeza pública foram avaliadas como bom.
Estado
A pesquisa mostrou que, dos turistas e excursionistas que estiverem no Espírito Santo no Réveillon, a maioria é formada por brasileiros, provenientes do Espírito Santo (45,5%), seguido por Minas Gerais (29,0%), Rio de Janeiro (9,3%), São Paulo (5,7%) e Bahia (2,4%).
Além de visitantes de 100% dos estados do Sudeste, também tivemos a representação da totalidade das regiões Sul e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Da região Nordeste, apenas não há registro de pessoas dos estados de Pernambuco e Piauí. Já da região Norte, somente os estados do Acre, Amapá e Roraima não foram representados na pesquisa. Dos estrangeiros que vieram ao Estado, recebemos turistas dos Estados Unidos, Canadá, Colômbia, México, Noruega e Suíça.
Entre os entrevistados 53% são homens. A maioria das pessoas que respondeu à pesquisa tem entre 31 a 40 anos (27,5%), seguido do público entre 18 a 25 anos (21,9%) e os de idade entre 26 a 30 anos (19,1%). Os dados também mostram que 40,2% têm o Ensino Médio completo e 37,7% Ensino Superior completo. A maioria do grupo pesquisado que curtiu a virada do ano em cinco municípios capixabas – Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta e Conceição da Barra – tem renda média de dois a cinco salários mínimos (37,7%), sendo 18,2% com renda de cinco a dez salários e 17,8% de um a dois salários mínimos.
A pesquisa completa em todo o estado e nos municípios pode ser acessada neste link.
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio