Anúncio
Sou Pet: Inseparáveis!!
Valorizando cada vez mais a relação com os pets, tutores privilegiam espaços onde os animais de estimação são bem-recebidos
por Carolina Brasil
Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 15:18 / Atualizado em 15 de janeiro de 2024 às 15:33
Para muitos tutores, o animal de estimação é considerado um membro da família e, por esta razão, a tendência é que eles estejam juntos em vários momentos fora de casa, indo além dos passeios públicos. É cada vez mais comum, por exemplo, encontrar os pets em locais como hotéis, shoppings e restaurantes; são os chamados espaços pet friendly sendo incluídos na rotina de lazer dessa nova formação familiar.
O surgimento (e o crescimento) dos espaços que aceitam animais de estimação segue uma mudança comportamental, onde tutores estão valorizando mais a relação com o pet, e as necessidades e os cuidados dos bichinhos têm muito mais importância. Para se ter uma ideia, o pet tem influência sobre as decisões de lazer para 68% dos tutores. Os dados são da pesquisa “Geração P”, realizada, recentemente, pela Petz em parceria com a IMO Insights. “Geração P” é um termo usado para descrever essa nova geração de tutores.
O casal Sérgio Passos Corradi e Ana Carolina Prando, tutores da Gamora, conta que não é fácil encontrar muitas opções pet friendly, mas sempre que podem levam a shih tzu com eles. “Sair e deixá-la em casa é de cortar o coração. A Gamora adora passear, e já levamos ela em restaurantes que permitem animais. Quando há um espaço apropriado, o bichinho fica muito tranquilo; é diversão para ela e para nós”, afirma Sérgio.
Anúncio
Para a Dra. Marcela Barros Azevedo (CRMV/ES 1430), veterinária especialista em dermatologia, é muito importante que o tutor se atente ao perfil desse pet, que seja um animal sociável e goste de ambientes com mais pessoas e animais. “É preciso evitar o estresse desse bichinho e também tomar alguns cuidados com a saúde dele e dos outros. A vacinação deve estar em dia (múltipla, raiva) e também o uso de um preventivo contra pulgas e carrapatos. Outra dica é levar a ração e os potinhos de água e comida para evitar o compartilhamento desses objetos”, pontua.
Vale ressaltar que, na prática, um espaço pet friendly é mais do que um local onde é permitida a entrada de animais, mas também é um ambiente que deve estar preparado para receber bem e proporcionar conforto a todos que compartilham dele. Esse é um ponto importante para Danielle Cavalcanti Ribeiro.
“Há dias que queremos levar o cachorrinho conosco, e ter um local apropriado para recebê-lo faz toda diferença, porque nos sentimos mais à vontade. Quando o espaço sinaliza que é pet friendly é muito mais confortável, pois sabemos que terão outras pessoas que gostam de animais e outros bichinhos juntos”, destaca a tutora da Maggie, da raça maltês.
“Sempre que sair de casa, o pet deve estar de coleira. Por mais calmo que ele seja, pode se assustar com alguma coisa, avançar por medo ou defesa e até sair correndo por algum motivo; para os animais de grande porte, vale mantê-los mais próximos do dono. E tem aquela premissa de respeitar o espaço do outro”, completou Dra. Marcela.
A veterinária dá mais uma dica para os tutores em espaços privativos: “antes de entrar no estabelecimento, vale dar uma voltinha com o pet para que ele possa fazer as necessidades”.
Dica Sou: só não vale esquecer de recolher os dejetos e depositar no lixo apropriado!
Alguns espaços pet friendly em Guarapari:
- Sabores Café & Bistrô
- Ika Poke Restaurante
- Shopping Guarapari
- Viva Patisserie
“Sair e deixá-la em casa é de cortar o coração. A Gamora adora passear, e já levamos ela em restaurantes que permitem animais. Quando há um espaço apropriado, o bichinho fica muito tranquilo; é diversão para ela e para nós” – Sérgio Passos Corradi
“Há dias que queremos levar o cachorrinho conosco, e ter um local apropriado para recebê-lo faz toda diferença, porque nos sentimos mais à vontade. Quando o espaço sinaliza que é pet friendly é muito mais confortável, pois sabemos que terão outras pessoas que gostam de animais e outros bichinhos juntos” – Danielle Cavalcanti Ribeiro
“Antes de entrar no estabelecimento, vale dar uma voltinha com o pet para que ele possa fazer as necessidades” – Dra. Marcela Barros Azevedo, veterinária
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio