Anúncio
Treinamento socioemocional marca novidades para o ano letivo na Escola Rui Barbosa
Além da imersão de 20h, a instituição reserva outras novidades para a volta às aulas
por Carolina Brasil
Publicado em 1 de fevereiro de 2024 às 14:31 / Atualizado em 1 de fevereiro de 2024 às 14:31
Nesta semana, professores e membros da equipe pedagógica da Escola Rui Barbosa participaram do programa “Líder em Mim”, um treinamento socioemocional que visa mudanças e impactos positivos em comportamentos, atitudes, além do modo de pensar e sentir das pessoas. O objetivo da imersão foi capacitar a equipe para aplicar os ensinamentos aos alunos.
A implementação do “Líder em Mim” é uma das novidades da instituição para o ano letivo de 2024. O programa trabalha um conjunto de habilidades sociais e emocionais que capacitam para o protagonismo próprio, para a tomada de decisões e estudar a melhor forma de lidar com os desafios. “O Líder em Mim confere uma linguagem comum para melhorar os relacionamentos, trabalhando os 7 hábitos, que são baseados em princípios e valores, consegue-se estabelecer a abordagem para desenvolver o autodomínio e autoconhecimento, além dos recursos internos que cada um de nós pode mobilizar para se colocar no mundo de uma maneira melhor”, explicou Clímaco Nardi, Palestrante, Psicoterapeuta e Especialista em Desenvolvimento Humano.
Durante 20 horas, os professores e a equipe pedagógica mergulharam na abordagem do socioemocional, percorrendo um caminho de descobertas e de autoconhecimento, que também será trabalhado com os alunos. “Estamos formando profissionais ainda melhores e mais capacitados. O que eles estão aprendendo hoje, será disseminado semanalmente em todas as nossas turmas”, completou Dona Ridamar, Diretora da escola.
Anúncio
Para a professora de Matemática Jaciara Santiago foi uma satisfação tanto aprendizado. Segundo ela “a escola proporcionou para nós uma oportunidade ímpar de rever a nossa postura profissional, pessoal, interpessoal. As relações entre professores e entre professores e alunos serão ainda mais construtivas; estou muito feliz”.
Já a professora Marina Cury destacou o quanto a troca de informações contribuem para um ambiente mais enriquecedor. “É o processo de aprender para ensinar e continuar aprendendo. É fundamental que nós, enquanto professores, tenhamos essa oportunidade de desenvolver as nossas próprias habilidades para contribuirmos no desenvolvimento das habilidades dos nossos alunos”.
Com a implementação do “Líder em Mim”, a Escola Rui Barbosa irá além dos conteúdos tradicionais, e promover uma reflexão do modelo VER-FAZER-OBTER, como resumiu o Sr. Clímaco. “Com esse processo de desenvolvimento, o grande projeto é dar oportunidade ao aluno de se tornar um adulto completo no socioemocional; e nós dedicamos muito tempo para isso. Então, quando se proporciona esse aprendizado aos alunos desde cedo, eles ganham aptidão para lidar com emoções, sentimentos e a mobilizar esses recursos internos para dar melhores respostas”.
“O tratar da mente e das emoções é muito importante. Acreditamos que esse autoconhecimento e esse domínio de nós mesmos são elementos que contribuem para o aprendizado acadêmico”, finalizaram as professoras Jaciara e Marina.
Outras novidades
Recentemente, a Escola Rui Barbosa fez modificações na fachada e está executando melhorias internas na estrutura, que incluem um elevador de acessibilidade. Para fechar a semana, realiza, ainda, um treinamento para os professores se prepararem para trabalhar com o novo material didático (Anglo) escolhido pela instituição para ser utilizado a partir deste ano letivo de 2024. As aulas retornam na próxima segunda-feira (5).
Confira demais registros do “Líder em Mim”:
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio