Anúncio

Tártaro ou tartarectomia?

por Revista Sou

Publicado em 28 de maio de 2024 às 15:51 / Atualizado em 28 de maio de 2024 às 15:51

por Dra. Marcela Barros Azevedo – CRMV-ES 1430

O tártaro não é aquele molho que se coloca em peixe frito? Brincadeiras à parte, tártaro é o nome popular para placa bacteriana aderida aos dentes. Trata-se do acúmulo de placas dentárias calcificadas, onde as bactérias vão se organizando e produzindo toxinas que ocasionam, inicialmente, uma inflamação na gengiva e, com o passar do tempo, passa para uma doença periodontal, causando a perda precoce ou amolecimento dos dentes; em casos muito avançados, chega a causar fistulas (feridas) na face do cão e até sinusite ou descalcificação ao redor dos alvéolos podendo provocar fraturas mandibulares em casos mais extremos.

Como grande parte dos tutores têm a vida cotidiana corrida, a maioria dos animais não têm os dentes devidamente escovados todos os dias. Assim, essas placas vão se acumulando e a calcificação vai ficando mais espessa. Além do aspecto visual, um dos primeiros sintomas que indicam a existência de cálculos dentários em cães e gatos é o odor no hálito desses animais, trazendo um odor fétido.

Anúncio

Com a doença periodontal já instalada, não se deve tentar limpar os dentinhos em casa, pois há um grande risco de as bactérias alojadas nos dentes passarem para a corrente sanguínea e causar lesões muito mais graves, como pericardites e infecções generalizadas. Visto que ao tirar as placas com o material errado e sem uso prévio de antibióticos e exames, os riscos passam a ser altos para a vida desse pet.

Mas então, como retirar a placa bacteriana já instalada? Esta limpeza deve ser feita apenas em uma clínica veterinária e com todos os procedimentos corretos pré e pós-operatórios. Sim, o procedimento é considerado uma cirurgia, pois para uma retirada eficiente, tranquila, confortável e sem dor, é necessária uma anestesia geral leve.

Aqui no Centro de Especialidades Veterinária Guarapari (CEVET), usamos um ultrassom dentário profissional, pois assim não corremos o risco de deixar microfissuras ao limpar os dentes. Pois uma vez deixada microfissuras, a limpeza perde o efeito muito rápido, e em menos de dois anos já será necessário novo procedimento.

Uma vez feita a tartarectomia, a limpeza em casa pode ser feita todos os dias, e uma nova tartarectomia preventiva a cada dois anos.

Dra. Marcela Barros Azevedo é Médica Veterinária Especialista em Dermatologia, sócia proprietária do Centro de Especialidades Veterinária Guarapari – CEVET (antiga Cane e Gatto)



CEVET – Centro de Especialidades Veterinária Guarapari
R. Fernando de Abreu, 19 – São Judas Tadeu, Guarapari
(ao lado do restaurante Casa Marracini e em frente a Primeira Igreja Batista em Guarapari)
(27) 3117-0021 | (27) 99630-4815
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30 |sábados, das 8h às 14h Emergência 24h

Anúncio

Veja também

Domingos Martins

Montanhas capixabas: conheça os destinos mais procurados na temporada de inverno

WhatsApp Image 2024-08-14 at 20.06.38

Passeios de escuna para observar baleias Jubarte em Guarapari

amig

Associação Amigos do Patrimônio de Guarapari procura voluntários para ampliar ações no município

unnamed

Circuito Capixaba de Cerveja Artesanal em Domigos Martins terá mais de 40 estilos diferentes da bebida

WhatsApp Image 2024-08-27 at 14.21.57

Anchieta sedia 8º Festival da Moqueca Capixaba com música e maior moqueca na panela de barro do mundo

Sbem-es

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia promove encontro científico em Guarapari

A VII Jornada SBEM-ES acontecerá entre 30 de agosto e 1º de setembro

Anúncio

Anúncio