Anúncio
Bom apetite
Bom Apetite: Costela suína na cerveja preta
Publicado em 21 de setembro de 2024 às 09:30
Atualizado em 21 de setembro de 2024 às 09:32
Cerveja Preta
A origem desta bebida tão popular remonta à antiga Mesopotâmia, mais precisamente naquela que é considerada a mais antiga civilização, a Suméria. Provavelmente uma descoberta acidental, proveniente de algum pão que se estragou e passou a ter um gosto diferente e agradável, fruto da fermentação alcoólica e que, ao ser consumido, trazia uma sensação boa, uma alegria diferente (benditos Sumérios). Não demorou muito e se difundiu por outros povos: babilônios, gregos, egípcios e romanos. A palavra cerveja vem da deusa da agricultura Ceres. Os gregos e romanos achavam que o vinho era a bebida dos deuses e passaram a considerar a cerveja bebida de bárbaros, mas, na idade média, os mosteiros tornaram-se grandes produtores de cerveja.
O consumo da cerveja também aumentou porque na época não havia saneamento básico e a água era contaminada. Como a cerveja além de conter álcool, passava por um processo de cozimento, o que matava muitas bactérias, muitos substituíram a água por ela. Gente de todas as idades consumiam. Mais tarde, foi acrescentado o lúpulo, que lhe dá o sabor amargo tão característico e ajuda na conservação.
Anúncio
A história da cerveja é longa e cheia de curiosidades. O fato é que, o mundo todo se rendeu aos seus encantos. O brasileiro, então, é apaixonado por ela!
A cerveja preta tem aromas e sabores peculiares. É bastante energética, boa para quem precisa renovar as forças e ajuda a prevenir coágulos no sangue. Países como Irlanda e Inglaterra fazem campanha solicitando que doadores consumam cervejas escuras, pois são ricas em ferro. Ela também ajuda a diminuir a probabilidade de desenvolver pedras nos rins em até 40%. Tem antioxidantes naturais, o que ajuda a prevenir doenças cardíacas e auxiliam na reconstrução molecular. Também reduz o risco da catarata e melhora a aparência da pele. Na cidade de Nova York, montaram um ” Spa da Cerveja” cujo intuito é aproveitar todos os benefícios que ela pode trazer. Os clientes tomam banho em banheiras cheias de cerveja. Já imaginou? O fato é que, com moderação, ela faz bem sim e ainda traz sabores maravilhosos as preparações como essa que vamos apresentar.
Costela suína na cerveja preta
Para 4 pessoas
Ingredientes :
1kg costelinha de porco
350ml de cerveja preta
1 cebola picada em cubinhos
1 tomate picado em cubinhos
1 alho-poró picado em brunoise (cubinhos bem pequenos)
1 cenoura picada em brunoise
2 dentes de alho picadinhos
10 dentes de alho inteiros
2 folhas de louro
1 ramo de tomilho
250g molho de tomates
2 colheres (s) trigo
2 colheres (s) salsa picada
2 colheres (s) cebolinha picada
1 dedo de moça sem sementes picadinha
sal e pimenta do reino à gosto
3 colheres (s) azeite
Modo de fazer:
Corte a costela em ”ripas”, de um ou dois ossos; tempere com sal e pimenta e polvilhe-as com trigo.
Em uma panela, aqueça o azeite e frite as costelas até dourar levemente. Acrescente a cebola e refogue um pouco. Depois junte o alho picado e refogue mais um pouco. Junte o tomate picado, a cenoura, o alho-poró, a dedo de moça, o louro e o tomilho, mexa um pouco e adicione o molho de tomates.
Após um minuto, coloque a cerveja. Deixe ferver e adicione água até cobrir para cozinhar. Se for usar panela de pressão, a costela precisa de mais ou menos 30 minutos, mas os dentes de alho inteiros têm que entrar uns 5 minutos antes. Eu gosto de cocção delongada em fogo baixo e sem pressão. Demora muito mais, tem que ficar vigiando, mas o resultado é outro, os sabores explodem na boca. Neste caso, o alho precisa entrar uns 15 minutos antes de desligar, ou até ficar macio. A salsa e a cebolinha devem ser acrescentadas um minuto antes de servir, quando também deve-se corrigir o tempero. Cuide para que o caldo fique bem espesso e a costela bem macia.
Casa Marracini
Telefone: (27) 3361-1616
Instagram: @casa.marracini
Facebook: CasaMarracini