Anúncio

Alunos mostram criatividade e conhecimento em Feira de Ciências da Escola Rui Barbosa

por Carolina Brasil

Publicado em 26 de novembro de 2024 às 17:33 / Atualizado em 26 de novembro de 2024 às 17:34
Familiares e amigos dos alunos prestigiaram a Feira de Ciências. Fotos: HM Comunicação

No último sábado (23), os alunos da Escola Rui Barbosa expuseram diversos trabalhos desenvolvidos para a Feira de Ciências, um evento anual que atesta o conteúdo aprendido em sala de aula e a capacidade de transformá-lo em algo prático e interessante. O evento foi aberto ao público; amigos e familiares que prestigiaram cada um dos trabalhos apresentados.

A Feira de Ciências já faz parte do calendário escolar há mais de três anos ininterruptos. De forma individual ou em grupos, os alunos do 6º ao 9º ano se prepararam antecipadamente para o evento, definindo o projeto, desenvolvendo o que era preciso para a execução e estudando para apresentá-lo ao público. “O incrível é ver como eles conseguem juntar a criatividade e o conteúdo para montar o projeto para esta feira. Eles se envolvem, se dedicam e o resultado é esse momento único de compartilhar conhecimento, receber os familiares e amigos. Inclusive, na semana que antecede o evento, eles apresentam para nós de forma a chegarem bem afinados para o grande dia”, destacou Dona Ridamar Lima, diretora da escola.

“Além de motivar o estudo do conteúdo trabalhado em sala de aula, é bem interessante vê-los colocarem esse conhecimento em prática e se sentirem próximos dos mais diversos aspectos que envolvem o conhecimento científico como a física, a química e a biologia. Eles têm uma base muito boa e eles conseguem mostrar isso no evento como a Feira, quando precisam explicar e apresentar os próprios projetos para outras pessoas”, completou a professora da disciplina de Ciências, Fabíola Gonçalves Mesquita Alves.

Anúncio

As alunas Beatriz Lyrio Cordeiro Porto, Emanuelly Moraes, Isabela Pissinatti Samorini e Perolla Braga Merízio, do 8º ano B, se inspiraram no Manual do Mundo e escolheram o Princípio de Pascal para a elaboração do projeto. “Buscamos escolher algo que ainda não tínhamos visto em outras edições da feira. Esse é um tabuleiro que simula o jogo do Pac-Man onde a movimentação é feita através de um sistema hidráulico. A ideia é a mesma do jogo, de pegar as frutinhas sem encostar nos fantasmas”, explicaram.

Pac-Man Hidráulico: visitantes puderam interagir com o projeto.

“Nosso trabalho simula a decolagem de um foguete com a pressão do ar acumulado. Acreditamos que a ideia desse projeto chamaria a atenção do público e para nós é muito gratificante tanto na apresentação prática quanto no planejar, e nos reunir para executar. Essa feira vai deixar saudade para nós que estamos no último ano da escola”, ressaltou Pedro Alves Pimentel, representando o grupo composto por ele, André Soares Labanca, Daniel Nicolas P. Rojas, João Victor Mello Morais e Kaio Azolin Magalhães, do 9º A.

“Pode-se afirmar que essa Feira de Ciências mostrou com excelência o quanto foi proveitoso os conteúdos desenvolvidos nas aulas durante o ano letivo”, declarou a coordenadora pedagógica Therezinha Ceruti.

Confira outros registros da Feira de Ciências Rui Barbosa:

Anúncio

Veja também

5 - Elisa, Alba e Dinalva

Sou Vip

Rafael Vaillant (2)

Servir às pessoas enquanto serve a Deus: o propósito de vida do Pastor Rafael Vaillant

Francini

Pets em apartamentos: o mais importante é o bom senso

antes e depois

Guarapari Decor, revestimento sem obra. Por que decorar com vinílicos autoadesivos?

COLOCAR TITULO JUNTO A ESSA IMAGEM

Bel Valen Farm’s Restaurante: na rota do desenvolvimento, do turismo e da gastronomia de Iguape

Chef soraia com seus alunos

Projeto Talmidim oferece nova chance para crianças em vulnerabilidade

Anúncio

Anúncio