Anúncio
Entrevista
A saúde começa pela boca
Publicado em 11 de outubro de 2020 às 15:00
Atualizado em 11 de outubro de 2020 às 15:00
Talvez, a primeira coisa que veio à sua mente ao ler esse título foi relacionar a saúde com a alimentação. Pois bem, apesar de ser uma verdade, o assunto da Entrevista da Semana vai tratar da higiene bucal como atitude fundamental para a promoção e o cuidado com a saúde. Sobre isso, conversamos com os cirurgiões-dentistas, Dr. Jhony Colombi e Dr. Kelcio Siqueira, à frente da Qualidents Odontologia Especializada, em Guarapari.
Revista Sou: Qual a relação entre a higiene bucal e a saúde?
Jhony/Kelcio: A boca é a porta de entrada para diversos organismos e bactérias que podem provocar muitas doenças e atingir outros órgãos caso a higiene bucal não esteja em ordem, por isso, a saúde e a odontologia devem sempre caminhar juntas. O tratamento odontológico é muito além de um simples cuidado bucal e estético; com ele é possível evitar e/ou prevenir o agravamento de certas doenças.
Anúncio
RS: Problemas bucais e dentários podem causar outras complicações no organismo?
J/K: Já foi comprovado que alguns problemas de saúde podem ter relação direta com a saúde bucal, como: diabetes, diabetes gravídica, doenças cardiovasculares, ansiedade, dores de cabeça e osteoporose, por exemplo. Por isso, é de grande importância ter atenção com os cuidados odontológicos e sempre fazer visitas ao cirurgião-dentista onde este sempre irá te orientar a fazer o que é melhor para a sua saúde.
RS: Diante da pandemia pelo novo Coronavírus, os cuidados devem ser redobrados? Algum em especial?
J/K: Sim, fica ainda mais importante higienizar bem as mãos, usando os protocolos corretos, antes de higienizar a boca. Esses cuidados devem ser redobrados, uma vez que, a porta de entrada da infecção é o trato respiratório superior, boca (dentes, gengivas, língua), faringe (garganta) e pulmões”. E também, como as mãos são imprescindíveis para o uso do fio dental, do higienizador de língua e da escova de dentes, é importante que estejam bem higienizadas para que possam ser levadas à cavidade bucal. Outra particularidade da pandemia, no que diz respeito ao isolamento, é com relação a higiene bucal das crianças. Os cuidados são parecidos com os dos adultos, mas considerando que a formação de cáries está relacionada à ingestão de açúcares e carboidratos, associada à má ou não escovação, é importante que os pais estejam atentos, porque, estando em casa, elas acabam comendo mais vezes. Assim, é importante que as crianças tenham uma rotina de escovação três vezes ao dia, com uso do fio dental uma vez, preferencialmente antes de dormir.
RS: E quais as precauções que estão considerando no consultório?
J/K: Pensando na saúde dos nossos pacientes e da nossa equipe, as medidas de higiene e cuidados adicionais estão sendo realizados na Qualidents. Só estamos atendendo com horário marcado, sendo obrigatório o uso de máscara na recepção e tendo a disposição um local para lavagem de mãos e álcool. Caso o paciente apresente qualquer sintoma de gripe ou resfriado é necessário remarcar a consulta; não vir com acompanhante para evitar aglomeração de pessoas; a cada troca de pacientes a sala é higienizada e preparada para receber um novo paciente. O objetivo é atender com todo cuidado os nossos pacientes e proporcionar um ambiente seguro.
Serviço:
Qualidents Odontologia Especializada
Av. Dr. Roberto Calmon, 74 – Centro | (27) 3261-3486 / 99523-1139