Anúncio
Mexa-se
Alimentação e treino: a dupla que previne doenças
Publicado em 1 de setembro de 2020 às 17:30
Atualizado em 1 de setembro de 2020 às 17:38
por Joel Pinto de Jesus Jr.
Quem hoje em dia não está preocupado com a saúde? A questão é saber quem está disposto a ser saudável. E o que é ser saudável? Uma pessoa saudável é a somatória de uma boa alimentação aliada à prática regular de exercício físico. Vale ressaltar que exercício físico é diferente de atividade física. O exercício físico baseia-se em atividades sistematizadas com sequências de movimentos para alcançar a saúde e também a estética, enquanto atividade física é qualquer movimento que fazemos sem nos preocupar com o número de repetições e o tempo de execução, mas que gera um gasto energético, por exemplo: caminhar, pedalar, ir ao supermercado, dentre outras.
E o que é considerado uma boa alimentação? Muito mais que apenas o famoso frango com batata doce (risos), uma boa alimentação é baseada em uma nutrição composta por elementos essências para abastecer as nossas contrações musculares, construir novos tecidos, preservar massa muscular, otimizar a estrutura esquelética e outras diversas funções. Resumindo: o que muita gente pensa sobre alimentação saudável, está errado. Coma carne, e verduras, castanhas e sementes, algumas frutas, pouco amido e nada de açúcar.
Anúncio
O exercício físico e a alimentação saudável como aliados podem salvar vidas e transformar pessoas. E não é à toa que muito se fala sobre a importância do exercício físico, pois muitas doenças podem ser evitadas com esta prática regular, como por exemplo: doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC); hipertensão arterial; diabetes; obesidade; doenças mentais; dentre outras.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social. Reforço que, com base nesta afirmação, acrescento que a saúde está ligada a como nos alimentamos, exercitamos e descansamos.
Para se ter uma vida saudável é preciso minimamente de um planejamento alimentar; redução do consumo de alimentos inflamatórios, como o açúcar; beber bastante água (considerando o limite mínimo para cada pessoa, treino resistido (com pesos); melhorar a qualidade do sono e o stress. Esse processo requer tempo e comprometimento, não espere ter resultados em poucos dias ou semanas, todas as dietas e treinos que prometem resultados em poucos dias, não são confiáveis.
Sobre Joel Jr.
Joel Pinto de Jesus Jr. é graduado em Educação Física, personal trainer, CrossFit Level 2 Trainer e, atualmente, cursa Nutrição na Universidade Vila Velha.
Informações de contato:
Telefone: 27 99806-9174
Instagram: @joelpjjr