Anúncio
Alunos da Escola Rui Barbosa desenvolvem campanhas solidárias do programa socioemocional “LÍDER EM MIM”
Diversas frentes sociais impactam com a arrecadação de agasalhos, fraldas geriátricas, itens de higiene pessoal e gelatinas
por Carolina Brasil
Publicado em 12 de agosto de 2024 às 08:59 / Atualizado em 12 de agosto de 2024 às 09:35
Neste mês, os alunos do Ensino Fundamental 2 da Escola Rui Barbosa iniciaram três campanhas solidárias para arrecadação de itens destinados à promoção do bem-estar de idosos, pessoas em situação de vulnerabilidade social e pacientes em tratamento de câncer. As iniciativas seguem até o dia 10 de setembro, assim divididas:
“Cheirinho do Bem” (6º ano A) e “Produtos de Higiene” (6º ano B): arrecadação de fralda geriátrica e itens de higiene pessoal. Direcionados ao Recanto dos Idosos de Guarapari.
“Ajudar é mole, mole” (7ºs ano A e B): arrecadação de gelatina em caixinha, destinadas a pessoas em tratamento de câncer e “O bem aquece” (8ºs e 9ºs anos): arrecadação de agasalhos e cobertores. Direcionados a quem necessita por intermédio do grupo de voluntários “Cheios da Graça”.
Anúncio
As ações são resultado da disciplina Líder em Mim, programa de inteligência socioemocional desenvolvido pela escola com os alunos. “No Líder em Mim, trabalhamos sete hábitos e um deles é CRIE SINERGIA, com o mote ‘Juntos somos mais fortes’. E para entender isso na prática, abraçamos a ideia das campanhas que vieram dos próprios alunos, destacando mais uma habilidade aplicada nessa disciplina, que é o ‘Ser proativo’. O interessante também é que foram eles que, com nosso suporte, providenciaram tudo: desde as caixas, os banners, as divulgações, até toda movimentação para que se possa recolher o maior número de itens possível”, explicou a professora Vânia Moreschi, psicopedagoga, terapeuta de crianças e adolescentes, e cientista social.
“O primeiro passo do programa Líder em Mim propõe o desenvolvimento de nós mesmos. Quando estamos prontos, é a vez de aprendermos a nos colocar no mundo, entendendo que somos uma engrenagem e que tudo de cada um, impactua na vida do outro. Nesse contexto, os serviços sociais mostram como podemos tornar melhor o mundo ao nosso redor”, completou Fernanda Nascimento, Assessora do Programa Líder em Mim durante visita recente à Escola Rui Barbosa.
Líder em Mim
O Programa Líder em Mim (Editora Somos), foi implementado este ano na Escola Rui Barbosa. O programa trabalha um conjunto de habilidades socioemocionais que capacitam o protagonismo próprio, as tomadas de decisões e como lidar com os desafios.
“A Escola Rui Barbosa tem tido um desempenho maravilhoso; a instituição está empolgada e ativa em todas as ações propostas. Por parte da assessoria, percebo que eles são uma ‘Escola Destaque’ pois, mesmo sendo uma ‘escola ano um (1)’ como chamamos, já está pronta para adiantar ações de 2025 já neste semestre”, destacou Fernanda Nascimento.
Incrivelmente: oficina das emoções
Através do Líder em Mim, a Escola Rui Barbosa estruturou o projeto INCRIVELMENTE: OFICINA DAS EMOÇÕES. “O objetivo é alcançar o bem-estar socioemocional dos alunos e também criar mais um ambiente e oportunidade de serem trabalhados os 7 hábitos propostos pelo programa. Começaremos em um projeto-piloto com os 7º anos, onde vamos desenvolver atividades em roda com música, dança circular, arte de contar histórias e dinâmicas de grupo, uma vez por semana após as aulas” destacou a professora Vânia.
Conheça os 7 Hábitos:
1: Seja Proativo
2: Comece com o objetivo em mente
3: Faça primeiro o mais importante
4: Pense Ganha-Ganha. Todos podem ganhar
5: Procure primeiro compreender, depois ser compreendido
6: Crie Sinergia. A união faz a força
7: Afine o Instrumento. Busque o equilíbrio
“Trabalhando em conjunto, alcançaremos os objetivos propostos!“
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio