Anúncio
Aromaterapia: o poder dos óleos essenciais
Especialista explica sobre a técnica que tem atraído cada vez mais pessoas*
por Redação Revista Sou
Publicado em 18 de maio de 2021 às 14:45 / Atualizado em 18 de maio de 2021 às 14:46
A aromaterapia é uma técnica que usa as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais para auxiliar o trato com problemas físicos, psicológicos e emocionais. Estudos mostram que há ligações entre o olfato e os sentimentos; ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções.
Dependendo dos óleos utilizados e do método de tratamento, a aromaterapia produz inúmeras sensações. Para a maioria das pessoas o tratamento, além de ser seguro, é prazeroso, agradável e relaxante.
A aromaterapeuta homeopata e psicopedagoga, filiada à Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromacologia – Abraroma, Amanda Carvalho Oliveira disse que pessoas de todas as idades e diferentes graus de saúde podem se beneficiar com a aromaterapia. “Ela é reconfortante para bebês e crianças e oferece aos idosos uma sensação de cuidado. Mulheres grávidas e mesmo pacientes graves podem se beneficiar com o tratamento adequado. Desde que orientados por um profissional” explicou.
Anúncio
Aromaterapia cuida da pessoa e não da doença. E tem se revelado particularmente benéfica para problemas ligados ao estresse, insônia e depressão, disfunções menstruais e da menopausa, e também ansiedade. “A aromaterapia é uma das mais agradáveis de todas as terapias complementares, é também segura e fácil de usar em casa, desde que usada de forma correta e sob orientação”, completou Amanda.
A especialista ainda ressaltou que a técnica é compatível com a medicina convencional e com a maioria das outras formas de tratamento holístico. “Contudo, se você estiver tomando medicamentos, é conveniente consultar tanto o médico quanto o aromaterapeuta. Alguns óleos essenciais não são incompatíveis com o tratamento homeopático. E o mais importante: não se deve utilizar alguns óleos essências sem conhecimento dos efeitos e contraindicações, é fundamental procurar um aromaterapeuta antes”, concluiu.
*Texto: Alice Mourão
Tags:
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio