Anúncio
Mexa-se
Benefícios do Pilates nas dores da coluna
Publicado em 15 de setembro de 2020 às 15:38
Atualizado em 15 de setembro de 2020 às 15:55
por Ana Paula Barros e Moisés Casado
Ai que dor nas costas…
Comece a relaxar os ombros antes de ler esta reportagem. Caso esteja lendo isso por meio do seu aparelho celular, mantenha sua coluna e cabeça ereta. Se não for pedir demais, tem como manter os antebraços e as mãos em linha reta sobre a mesa? Obrigado. É importante que você se mantenha assim até o final dessa leitura se não quiser fazer parte das 27 milhões de pessoas de 18 anos ou mais de idade que têm um problema crônico de coluna. O número corresponde a 18,5% da população brasileira.
Anúncio
Você não vai desenvolver isso da noite pro dia, de uma leitura para outra, mas se você não tiver cuidado e não policiar sua postura, mais tarde você pode entrar nas estatísticas acima, fruto da Pesquisa Nacional de Saúde Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2013, como parte da Pesquisa Nacional de Saúde.
Agora, se você já faz parte desse número temos um tratamento que pode ajudar muito a melhorar ou fazer que tenha uma qualidade de vida melhor:
O Pilates…
O que é o Pilates?
É uma atividade na qual o paciente consegue melhorar a estabilidade, mobilidade, flexibilidade, força, equilíbrio corporal, tendo uma preocupação com a postura durante a pratica do mesmo.
As patologias na coluna são o que mais levam os pacientes a procurar o Pilates. Muitos problemas nessa área podem surgir com o decorrer da idade, mas hoje o Pilates não é mais visto como uma prática somente para idoso; muitos jovens procuram o tratamento por dores na coluna, o que gera alta demanda nessa alternativa para amenizar as dores.
As principais enfermidades em que há benefícios do Pilates para a coluna são: Hérnia de Disco, Escoliose, Hipercifose, Lombalgia, Cervicalgia, Ciática e Cifose.
Na prática do Pilates a Consciência da postura do indivíduo, o alinhamento correto da coluna, a respiração fazem a diferença durante a execução dos exercícios.
O Pilates é um dos tratamentos mais utilizado para incômodos na coluna. Isso é fato. Mas, quais são realmente os benefícios para a coluna que o Pilates pode trazer?
1. Os músculos do core e a coluna Forte;
O pilates trabalha a região do core, que fica na região do abdômen e compreende os músculos abdominais reto e transverso, os músculos da parte inferior e da parte exterior do meio das costas, os músculos oblíquos e até os músculos da parte superior da coxa. Esses músculos se tornam mais fortes e auxiliam a compensar a carga da coluna, e a mantém saudável.
2. Alinhamento da coluna;
Outro benefício do pilates para coluna refere-se ao seu alinhamento, porque o método também dá importância ao chamado alinhamento neutro da coluna. Significa que foca na manutenção do alinhamento anatomicamente correto da coluna,por parte do praticante da modalidade.
Além disso, o pilates trabalha no fortalecimento dos músculos para apoiar esse alinhamento.
3. Diminuição das chances de lesões
Acabamos de ver que o pilates pode auxiliar em relação ao fortalecimento do core e ao alinhamento da coluna, Pois bem, quando o core está forte e o alinhamento da coluna está correto, as chances de desenvolvimento de uma lesão por disfunção ou restrição da articulação são mais baixas.
Então a técnica é reconhecida para a prevenção de problemas na coluna
4. Prevenção de dores na coluna;
Os movimentos do pilates aumentam a flexibilidade e melhoram a postura, prevenindo algumas dores comuns na região da coluna.
5. Postura
O pilates pode auxiliar em relação aos problemas de postura dos praticantes da modalidade, tornando mais consciente da postura e do corpo, pois o pilates ajuda a resolver esses problemas através do fortalecimento.
Concluímos que o Pilates é super indicado para o tratamento das dores e lesões da Coluna, procure um Fisioterapeuta especialista no Pilates, ele irá fazer uma avaliação para identificar suas necessidades ao praticar o método. O Fisioterapeuta irá usar de sua experiência para junto com o Pilates, se necessário, usar de outros métodos para alcançar resultados positivos no tratamento das dores na coluna vertebral.
Sobre Ana Paula e Moisés
Ana Paula Barros se formou no Rio de Janeiro, pela UNISUAM em 2002. É pós-graduada em Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia Dermato Funcional, Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia.
Moisés Casado se formou na UniverCidade do Rio de Janeiro em 2007. É pós-graduado em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia, e cursa pós-graduação em Osteopatia.
Os profissionais atendem na Clínica Fisio Esthetic, localizada na Rua Marcílio Dias 313, Muquiçaba, desde 2008
Informações de contato
Telefone: 27 98113-0365
Instagram: @clinica_fisio_esthetic