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Coluna Gestão de Empresas Competitivas #03

por Revista Sou

Publicado em 22 de maio de 2023 às 15:09 / Atualizado em 22 de maio de 2023 às 15:09

*por Sebastião Simões

Olá Caro leitor,

Na edição anterior, nº 47, abordei o valor da adequada, sagaz e inteligente construção e gestão da Identidade Organizacional (Negócio – Propósito – Missão – Visão – e, Valores) da Empresa.

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Hoje, irei trazer como tema desta coluna a importância do empresário (e gestores de empresas) realizar um profundo e priorizado “diagnóstico” sobre os FCS (Fatores Críticos de Sucesso) para sua empresa e negócios frente o mercado onde atua e/ou deseja atuar.

É mais comum que se imagina, ver líderes – na condução de empresas, sobretudo, empresas familiares – realizando ações em busca de resultados, sem mesmo realizar um adequado “diagnóstico” (interno e externo) alinhado a um “conjunto de metas” integradas a sua “Identidade Organizacional”.

Ao construir (e viver) a Identidade Organizacional de sua empresa frente o mercado, você (Empresário e/ou gestor) perceberá que a maior “meta” estabelecida será conquistar a “Visão” (de qualidade e quantidade) encravada no cerne da Identidade do Negócio.

Assim, ao viver sua Identidade Empresarial, verá que realizar ações em prol de alcançar suas metas (seja a visão, e todas as demais) será um “dever de casa” básico. Entretanto – antes, porém, todavia, contudo – verá que “tudo” em uma empresa está conectado – e, paralelo ao todo (ou seja, identidade, metas e ações) realize “diagnósticos” (internos e externos) profundos. Realize – e faça melhor uso – de diagnósticos de sua empresa e do mercado onde está inserido.

Certo e Errado.

Errado: Meta(s) -> Ações;

Correto: Meta(s) -> Diagnósticos (internos e externos) -> Plano de Ações (5w2h).

Por inúmeras vezes passei por este cenário: Chegar em uma empresa e ao perguntar ao líder (Empresário e/ou gestor) qual(is) era(m) a(s) meta(s) da Empresa? Não obter – após certos desconfortos (destes líderes) – uma resposta simples, objetiva e concreta.

Se não há uma meta clara, é quase certeza que, não haverá um plano de ação eficaz, eficiente e efetivo. E, lógico que, na sequência dos tropeços acima, não houve um ‘diagnostico” profundo e adequado fundamentando o “Plano de Ação” em execução. Conclusão: Resultados ruins.

FCS – Fatores Críticos de Sucesso.

Empresário relacione os fatores relevantes (críticos) para que tenha sucesso na condução e gestão de sua empresa frente as realidades (oportunidades e ameaças) que o mercado lhe impõe.

Exemplo – Clínica Médica.

Se você é líder de uma Clínica Médica pesquise os “temas” relevantes relacionados ao melhor desempenho de seu negócio frente o mercado onde atua, para que possa “estudá-los, compreendê-los e dominá-los” melhor que seus concorrentes, e assim, ter maior sucesso nas tomadas de decisões, condução e  gestão de resultados em prol de sua empresa.

A estes “temas” chamamos de FCS (Fatores Críticos de Sucesso) para o negócio versus o mercado em questão.

Vamos lá… Vamos seguir com o exemplo, acima, na prática.

Negócio – “Clínica Médica”:

Segue abaixo uma sugestão de (FCS) fatores críticos relevantes para o sucesso da empresa para a Direção (da Clínica) ler, estudar e dominar, melhor que seus Concorrentes:

– Gestão de empresas familiares (Este perfil de empresa pede especial atenção as “emoções”);

– Liderança (Aqui o aprendizado é eterno, mas, faça o básico: Seja sempre coerente e justo!);

– Gestão estratégica (Para decidir e competir melhor que a concorrência frente o mercado);

– Gestão de varejo (Pois, a clínica é uma empresa varejista, e saber sabre varejo, é obrigação);

– Gestão de serviços; (Pois, a clínica é uma empresa que oferece serviços como negócio central);

– Código de ética da classe (CFM e CRM – Conselhos: Federal e Regional de Medicina);

– Gestão de processos (Para executar e medir com excelência as decisões estratégicas);

– Gestão de pessoas (Se não entende de pessoas, nunca entenderá de negócios);

– Gestão mercadológica (Para elevar a diferenciação e faturamento, dentre outros ganhos);

– Gestão de atração, relacionamento e satisfação de Clientes (Se não entende de pessoas…);

– Gestão financeira, contábil e tributária (Empresas devem gerar lucro);

– Entre outros “temas” (FCS) relevantes a serem identificados e estudados pela Direção.

Na próxima edição falarei sobre a importância da “Análise SWOT” como excelente ferramenta de trabalho, quando bem realizada, priorizada e integrada aos demais temas e ferramentas da Gestão e Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico da sua Empresa versus o Mercado.

Acesse o site – sebastiaosimoes.com.br – siga as orientações e receba o material (Módulos 01 e 02 de 10) – “O Planejamento Estratégico customizado da Empresa Familiar – Uma Jornada para a Prosperidade!” – Módulos 01 e 02: Identidade Organizacional e FCS da Empresa.

“A chave para o sucesso nos negócios

é saber para onde o mundo se dirige

e chegar lá primeiro”.

Autor desconhecido

Desejo a todos importantes reflexões, decisões e resultados.

Até a próxima.

Sebastião Simões

Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas

sebastiaosimoes.com.br

@slsimoes

27.99533.2701

Nota:

– Esta coluna tem como propósito fomentar temas relevantes para que empreendedores possam melhor refletir e atuar na conquista de suas metas empresariais. Sabemos que o sucesso na adequada construção, implementação e desenvolvimento dos temas aqui propostos demandam do alinhamento de “n” fatores internos e externos, bem como, variam de pessoa para pessoa, e de empresa para empresa, assim sendo, sugiro, “estudem, trabalhem e evoluam dentro de suas próprias metodologias e linhas do tempo”.

Olá Caro leitor,

Na edição anterior, nº 47, abordei o valor da adequada, sagaz e inteligente construção e gestão da Identidade Organizacional (Negócio – Propósito – Missão – Visão – e, Valores) da Empresa.

Hoje, irei trazer como tema desta coluna a importância do empresário (e gestores de empresas) realizar um profundo e priorizado “diagnóstico” sobre os FCS (Fatores Críticos de Sucesso) para sua empresa e negócios frente o mercado onde atua e/ou deseja atuar.

É mais comum que se imagina, ver líderes – na condução de empresas, sobretudo, empresas familiares – realizando ações em busca de resultados, sem mesmo realizar um adequado “diagnóstico” (interno e externo) alinhado a um “conjunto de metas” integradas a sua “Identidade Organizacional”.

Ao construir (e viver) a Identidade Organizacional de sua empresa frente o mercado, você (Empresário e/ou gestor) perceberá que a maior “meta” estabelecida será conquistar a “Visão” (de qualidade e quantidade) encravada no cerne da Identidade do Negócio.

Assim, ao viver sua Identidade Empresarial, verá que realizar ações em prol de alcançar suas metas (seja a visão, e todas as demais) será um “dever de casa” básico. Entretanto – antes, porém, todavia, contudo – verá que “tudo” em uma empresa está conectado – e, paralelo ao todo (ou seja, identidade, metas e ações) realize “diagnósticos” (internos e externos) profundos. Realize – e faça melhor uso – de diagnósticos de sua empresa e do mercado onde está inserido.

Certo e Errado.

Errado: Meta(s) -> Ações;

Correto: Meta(s) -> Diagnósticos (internos e externos) -> Plano de Ações (5w2h).

Por inúmeras vezes passei por este cenário: Chegar em uma empresa e ao perguntar ao líder (Empresário e/ou gestor) qual(is) era(m) a(s) meta(s) da Empresa? Não obter – após certos desconfortos (destes líderes) – uma resposta simples, objetiva e concreta.

Se não há uma meta clara, é quase certeza que, não haverá um plano de ação eficaz, eficiente e efetivo. E, lógico que, na sequência dos tropeços acima, não houve um ‘diagnostico” profundo e adequado fundamentando o “Plano de Ação” em execução. Conclusão: Resultados ruins.

FCS – Fatores Críticos de Sucesso.

Empresário relacione os fatores relevantes (críticos) para que tenha sucesso na condução e gestão de sua empresa frente as realidades (oportunidades e ameaças) que o mercado lhe impõe.

Exemplo – Clínica Médica.

Se você é líder de uma Clínica Médica pesquise os “temas” relevantes relacionados ao melhor desempenho de seu negócio frente o mercado onde atua, para que possa “estudá-los, compreendê-los e dominá-los” melhor que seus concorrentes, e assim, ter maior sucesso nas tomadas de decisões, condução e  gestão de resultados em prol de sua empresa.

A estes “temas” chamamos de FCS (Fatores Críticos de Sucesso) para o negócio versus o mercado em questão.

Vamos lá… Vamos seguir com o exemplo, acima, na prática.

Negócio – “Clínica Médica”:

Segue abaixo uma sugestão de (FCS) fatores críticos relevantes para o sucesso da empresa para a Direção (da Clínica) ler, estudar e dominar, melhor que seus Concorrentes:

– Gestão de empresas familiares (Este perfil de empresa pede especial atenção as “emoções”);

– Liderança (Aqui o aprendizado é eterno, mas, faça o básico: Seja sempre coerente e justo!);

– Gestão estratégica (Para decidir e competir melhor que a concorrência frente o mercado);

– Gestão de varejo (Pois, a clínica é uma empresa varejista, e saber sabre varejo, é obrigação);

– Gestão de serviços; (Pois, a clínica é uma empresa que oferece serviços como negócio central);

– Código de ética da classe (CFM e CRM – Conselhos: Federal e Regional de Medicina);

– Gestão de processos (Para executar e medir com excelência as decisões estratégicas);

– Gestão de pessoas (Se não entende de pessoas, nunca entenderá de negócios);

– Gestão mercadológica (Para elevar a diferenciação e faturamento, dentre outros ganhos);

– Gestão de atração, relacionamento e satisfação de Clientes (Se não entende de pessoas…);

– Gestão financeira, contábil e tributária (Empresas devem gerar lucro);

– Entre outros “temas” (FCS) relevantes a serem identificados e estudados pela Direção.

Na próxima edição falarei sobre a importância da “Análise SWOT” como excelente ferramenta de trabalho, quando bem realizada, priorizada e integrada aos demais temas e ferramentas da Gestão e Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico da sua Empresa versus o Mercado.

Acesse o site – sebastiaosimoes.com.br – siga as orientações e receba o material (Módulos 01 e 02 de 10) – “O Planejamento Estratégico customizado da Empresa Familiar – Uma Jornada para a Prosperidade!” – Módulos 01 e 02: Identidade Organizacional e FCS da Empresa.

“A chave para o sucesso nos negócios

é saber para onde o mundo se dirige

e chegar lá primeiro”.

Autor desconhecido

Desejo a todos importantes reflexões, decisões e resultados.

Até a próxima.

Sebastião Simões

Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas

sebastiaosimoes.com.br

@slsimoes

27.99533.2701

Nota:

– Esta coluna tem como propósito fomentar temas relevantes para que empreendedores possam melhor refletir e atuar na conquista de suas metas empresariais. Sabemos que o sucesso na adequada construção, implementação e desenvolvimento dos temas aqui propostos demandam do alinhamento de “n” fatores internos e externos, bem como, variam de pessoa para pessoa, e de empresa para empresa, assim sendo, sugiro, “estudem, trabalhem e evoluam dentro de suas próprias metodologias e linhas do tempo”.

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