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Coluna Gestão de Empresas Competitivas #05
Por Sebastião Simões
por Revista Sou
Publicado em 25 de setembro de 2023 às 11:35 / Atualizado em 25 de setembro de 2023 às 11:35
Olá Caro leitor,
Hoje falarei sobre uma importante metodologia de trabalho – criada por Wendell Smith, EUA, na década de 50 – que se tornou um dos métodos de gestão mais utilizadas no mundo dos negócios de todos os tempos: A “Segmentação de Mercado”.
Planejamento com foco em gerar Resultados superiores
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Antes, vale acentuar que – edição a edição da Revista Sou e o site sebastiaosimoes.com.br –avançamos em nossa jornada de fomentar informações que poderão contribuir para que você – Empresário(a) e/ou Gestor(a) – possa construir, implementar e melhor gerir um “Planejamento Estratégico customizado a sua Empresa versus a realidade do Mercado onde atua” com foco em gerar melhores Resultados.
Nas edições anteriores abordei: O valor da Identidade Organizacional da Empresa frente o Mercado (Negócio – Propósito – Missão – Visão – e, Valores); A importância de entender os FCS (Fatores Críticos de Sucesso) que circundam seus Negócios; E a relevância da construção da Análise SWOT para que possam tomar melhores decisões estratégicas em suas Vidas / Empresas.
Segmentação de Mercado
Que a competição – concorrência no mercado – está dia a dia mais elevada e agressiva, todos sabemos, que buscar ser singular e relevante para todo e qualquer perfil de cliente é uma tarefa impossível, todos sabemos, mas, tenho dúvidas, se todos realmente sabem como minimizar ou buscar solucionar a angústia vivida diariamente relacionada a esta situação, para assim, avançar e construir ações mais assertivas em prol de melhores resultados nas empresas onde atuam.
Na expectativa de contribuir com a solução do cenário acima – angustia e limitação – irei aqui estimular, de forma simples e prática, um dos caminhos mais relevante para o empresário (ou, gestor de empresas) se dedicar, e assim, avançar em sua forma de atuar junto ao mercado.
“QUEM QUER SER TUDO PARA TODOS, ACABA NÃO SENDO NADA PARA NINGUÉM”
Maria Ross – Red Slice
Se a afirmação acima, faz sentido para você, estude, aplique ou aprimore sua forma de enxergar, segmentar e atuar no mercado.
O que é Segmentação de Mercado
Em mercados competitivos, uma questão empresarial de extrema relevância a ser resolvida, para a maior longevidade da empresa, é: Definir com clareza para quem a minha empresa irá trabalhar? Irá se diferenciar? Irá agregar valor e encantar? Ou seja, quem é o meu Cliente alvo?
Diante a reflexão acima, fica fácil definir e entender que “Segmentação de Mercado” nada mais é que… dividir o mercado total em partes, em fatias semelhantes, em grupos de pessoas com os mesmos interesses comuns.
A Importância da Segmentação de Mercado
A segmentação é importante devido a sua capacidade de propiciar análises customizadas sobre determinadas informações, necessidades, comportamentos e desejos de “grupos alvos específicos” com a finalidade de melhor direcionar e potencializar todos os esforços, recursos e ações estratégias que a empresa irá implementar para melhor atender e encantar sua carteira de clientes alvos em construção.
Segmentar é direcionar recursos para quem de fato a empresa deseja atender, satisfazer e reter. Segmentar então, é focar em ações que irão gerar melhores e maiores resultados para a empresa e seus clientes alvos.
Hoje finalizarei por aqui… Na próxima edição falarei sobre “Metas” tema de extrema relevância da Gestão e Planejamento Estratégico.
O Planejamento Estratégico da sua Empresa versus o Mercado.
Acesse o site – sebastiaosimoes.com.br – siga as orientações e receba o material (Módulos 01 a 04 de 10) – “O Planejamento Estratégico customizado da Empresa Familiar – Uma Jornada para a Prosperidade!” –
Desejo a todos importantes reflexões, decisões e resultados.
Até a próxima.
Sebastião Simões
Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas
sebastiaosimoes.com.br
Instagram: @slsimoes
WhatsApp: 27.99533.2701
Nota:
– Esta coluna tem como propósito fomentar temas relevantes para que empreendedores possam melhor refletir e atuar na conquista de suas metas empresariais. Sabemos que o sucesso na adequada construção, implementação e desenvolvimento dos temas aqui propostos demandam do alinhamento de “n” fatores internos e externos, bem como, variam de pessoa para pessoa, e de empresa para empresa, assim sendo, sugiro, “estudem, trabalhem e evoluam dentro de suas próprias metodologias e linhas do tempo”.
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