Anúncio

Com atividades lúdicas, Escola Carlos Drumond de Andrade conclui 3ª Mostra Literária

por Pedro Henrique Oliveira

Publicado em 1 de novembro de 2023 às 14:09 / Atualizado em 1 de novembro de 2023 às 14:09
Fotos: HM Comunicação

A Escola Carlos Drumond de Andrade, na Praia do Morro, apresentou na semana passada a 3ª Mostra Literária. O evento é organizado com o objetivo de compartilhar com os pais e alunos a importância da leitura no desenvolvimento da criança, visando o conhecimento relevante sobre textos, autores, gêneros, convenções, temas e estilos literários.

“Sabemos que, quanto mais cedo a criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a leitura produz, maior a chance de se tornar um adulto leitor. Essas atividades promovidas pela escola vêm incentivando nossos alunos o gosto pela leitura, a imaginação, criatividade, o despertar de valores e a socialização, pois elas trabalham também em grupos”, explica Marcela Magnago, sócia da escola.

No projeto, cada professor (do maternal II ao 5º ano) escolhe um dos livros lidos ou contados durante o ano letivo para expor e apresentar os trabalhos realizados pelos alunos na escola e também junto com a família. A partir daí, são realizadas atividades lúdicas, com materiais reciclados, releitura da obra escolhida, pinturas de telas, teatros, músicas, danças, entre outras.

Anúncio

Eveline Venturin e Gabriel com Nagela Corradi e Yasmin

Para Eveline Venturin, mãe do Gabriel, de 8 anos, a atividade representa um importante incentivo para o aprendizado das crianças em diferentes questões. “Essa mostra insere arte, ensina as crianças a ler mais, cultura de modo geral e natureza também, porque eles aprendem sobre plantio e aqui meu filho aprendeu a gostar muito de plantas”, afirma.

A ECDA utiliza a literatura, por meio da contação de histórias, tanto em casa ou na escola, como um estímulo a diferentes habilidades no leitor, ampliando o vocabulário e a criatividade.

Na Mostra Literária, a família é convidada para assistir as apresentações dos alunos e apreciar a exposição dos trabalhos que são expostos em forma de feira literária. Assim, a escola promove o despertar da importância da leitura no âmbito familiar, o que ajuda no desempenho escolar durante a infância, contribuindo para a aprendizagem ao longo da vida.

A ideia é aprovada pelos pais. Marcelo Gomes, pai da pequena Marcela, do 2º ano, classifica de forma bastante positiva a realização da Mostra. “É importante porque desperta para a questão literária, que vai além dos estudos do dia a dia. Eu acho que o esporte é importante, atividades literárias e de música são muito importantes. A Marcela gosta bastante, se envolve e participa”, conta.

Já o empresário Marcos Nogueira ressaltou a importância da atividade lúdica e manual para o filho Caleb, de 5 anos. “Hoje em dia, que está todo mundo muito ligado à tecnologia, esse trabalho de manuseio, como o do meu filho, que foi a questão de uma lagarta se transformar em borboleta, é muito importante para que as crianças aprendam a não ficar apenas no virtual.”

Anúncio

Veja também

FOTO 1 USAR NO INICIO - RECORTADA

Tatiana Perim, vice-prefeita eleita por Guarapari

Em mais uma militância, a empresária se prepara para trabalhar por todos os munícipes, especialmente aqueles que mais precisam

Raphael Ribeiro e Amanda Almeida

De Guarapari, empresa 100% capixaba é referência brasileira em painéis de LED

1 - Lions Clube Guarapari

Lions Clube de Guarapari celebra 60 anos de serviços à comunidade com grande festa 

abrir com esta em destaque - recortada

Alma Cosméticos: duas décadas de história, gratidão e transformação 

diana goltara

A Nutri te Ensina: 2025 – o ano para redefinir sua relação com a comida

IMG_20241129_161717

Apresentações culturais encerram ano letivo do Ensino Fundamental 1 da Escola Rui Barbosa

Anúncio

Anúncio