Anúncio
Depois de dez anos, Guarapari volta a receber Parada do Orgulho LGBTQIA+
por Pedro Henrique Oliveira
Publicado em 13 de junho de 2023 às 14:27 / Atualizado em 13 de junho de 2023 às 14:27
O Coletivo Diversidade, Resistência e Cultura (DRC) realiza no dia 02 de julho a 7ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Guarapari. É a primeira vez, depois de dez anos, que o evento volta a ocorrer na cidade.
Para o coordenador do DRC e um dos responsáveis pela organização do evento, Leonardo Brandão, a retomada da Parada é uma vitória para o movimento em Guarapari.
“O sentimento é de muita alegria e realização. Um dos maiores sonhos que nós, do coletivo, sempre tivemos era trazer de volta nossa Parada LGBTQIA+. Sabemos a importância que esse manifesto tem para nossa comunidade. O coletivo vem tentando resgatar essa ‘memória’ há cinco anos consecutivos, porém sempre tivemos muitas barreiras para tentar trazer o nosso manifesto de volta, mas a gente é jovem e brasileiro, desistir não está no nosso vocabulário. Seguiremos firmes e fortes”, afirmou.
Anúncio
Pensada com o objetivo de promover o respeito à diversidade e a luta por direitos, a Parada vai contar com uma passeata que sairá da Praça Trajano Lino Gonçalves, no Centro, às 13h, e será encerrada na Praça da Paz, na Praia do Morro.
Neste ano, a organização contou com incentivo do Governo do Estado, através do edital JuventudES, que disponibilizou R$ 10 mil para custear o evento, além de ter o apoio da Prefeitura de Guarapari. Leonardo comemorou a boa recepção que o evento tem recebido dos órgãos públicos locais.
“Em todos os anos que tentamos trazer nossa Parada LGBTQIA+ de volta nunca tivemos apoio do poder público, mas confesso que dessa vez os secretários e secretárias têm se mostrado muito interessados na realização do evento. Estamos em diálogo constante com os mesmos para podermos entregar uma passeata linda e organizada.”
De acordo com os organizadores, a expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas na passeata, que contará com mais de 15 atrações, entre DJs, cantores, drag queens, performances de Vogue, e uma atração de Belo Horizonte que virá diretamente para o evento.
“São dez anos desaparecida, então sabemos que as expectativas do público são muito grandes, mas temos certeza que não iremos decepcionar. Vocês não perdem por esperar”, finalizou Leonardo.
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio