Anúncio
Educação e turismo: o que esperar do novo Radium Hotel
A Sou separou detalhes e fotos do projeto de reforma do prédio histórico
por Pedro Henrique Oliveira
Publicado em 3 de abril de 2024 às 10:05 / Atualizado em 8 de janeiro de 2025 às 18:01
Um dos maiores símbolos arquitetônicos e culturais de Guarapari, o Radium Hotel se prepara para receber uma revitalização inédita através de investimento do governo do estado. O prédio, construído entre 1947 e 1953, é parte integrante do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Espírito Santo e possui uma história marcante na cidade.
Após um longo período de abando, o local tem passado por um trabalho de restauro pelo poder público, e vai dar lugar, em breve, a um projeto que promete impulsionar a educação, o turismo e o empreendedorismo da cidade. O objetivo é transformar o espaço em um Centro de Inovação, contribuindo para a profissionalização e o desenvolvimento do turismo local.
O projeto de revitalização, liderado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o movimento ES em Ação e patrocínio da Samarco, já está pronto e custou cerca de R$ 950 mil.
Anúncio
Mas o que podemos esperar dessa obra que dará uma nova cara a um dos pontos mais valorizados do centro de Guarapari? A Sou separou detalhes do projeto, que envolve uma grande reforma, inclusive na praça, e uma parceria com o Senac/ES. Confira!
Reforma
A reforma do prédio, que contará com recursos do governo do estado, irá garantir uma nova função para o equipamento. No térreo, haverá espaço para recepção, museu, auditório, biblioteca e cafés. Já o segundo pavimento abrigará até oito incubadoras, espaços de coworking e duas salas de reunião. O terceiro andar será destinado para o setor administrativo, três salas de aula e outras instalações.
Parceria com o Senac
Recentemente, o governador Renato Casagrande assinou o Termo de Cooperação Técnica para o Radium Hotel. O acordo dá ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac/ES) o direito de administrar e explorar o espaço para a oferta de cursos nas áreas de astronomia, turismo, saúde e inovações, buscando fortalecer o setor e impulsionar o crescimento econômico e social da região.
A assinatura do termo é um dos passos importantes para dar prosseguimento ao projeto, que, agora, depende de um processo licitatório para início das obras.
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio