Anúncio

Entrevista

Entrevista: de uma “jornada de autoconhecimento” para outra

Publicado em 27 de outubro de 2021 às 10:05
Atualizado em 8 de novembro de 2021 às 16:40

Com pouco tempo livre – afinal de contas ela é mãe de três crianças (Davi de 5 anos; Isis e Eloá, gêmeas de 4 anos), se dedica a uma especialização em São Paulo e tem estudado muito uma paixão até então restrita ao aspecto pessoal –, mas ainda com um sorriso lindo no rosto, Thais Mai recebe a Revista Sou para um agradável bate-papo sobre a análise e as mudanças que ela tem feito na própria vida e como está contribuindo para a jornada de autoconhecimento de outras mulheres. O resultado você confere na entrevista a seguir:

Revista Sou: Antes da consultora de imagem e estilo, temos uma Thais dentista, certo?

Thais Mai: Sim. E eu amo a Odontologia; me formei em julho de 2015, mas logo aconteceu minha primeira gestação. Atendi até ele nascer e quando tinha cinco meses engravidei novamente das gêmeas. Depois, não voltei com o mesmo ritmo de atendimento e acabei interrompendo a atividade. Me voltei aos estudos e em 2020 iniciei uma especialização em prótese, em Campinas/SP, um antigo sonho.

RS: Mas você não atende mais e buscou outra área, o que aconteceu nesse caminho?

TM: O ano de 2021 veio com uma avalanche de reflexões. Sentia que não ficaria na Odontologia, ainda sem saber a razão. Sou muito sensitiva e eu tinha isso dentro de mim. Mas a morte do meu pai (no dia 03 de junho deste ano) mexeu muito comigo, me sentia ainda mais perdida; foi quando me voltei ao céu e disse: “Deus, estou entregue, faça o que quiser comigo e mostre o meu caminho” (lágrimas).

RS: E o que fez você descobrir que era o universo da moda?

TM: No início deste ano, fui convidada pela Regina Bretas para uma collab da coleção Vivar. Participei de todo o processo – desde a concepção, desenho, escolha de tecido, visita à fábrica e prova das peças -, me dediquei muito, a moda sempre foi uma paixão. E o destino se apresentou para mim em sequência: perdi o meu pai perto do lançamento, adiamos e na semana seguinte participei do evento que foi um sucesso (quase todas as peças foram vendidas naquela ocasião) e segui em viagem para Campinas para mais uma semana de aula; no avião, troquei de lugar para permitir que um casal viajasse junto e fui me sentar justamente ao lado de uma consultora de imagem. Achei aquilo o máximo e começamos a conversar, foi um papo bacana e também libertador. Ela comentou que via potencial em mim em relação à moda e me inspirou com a história dela.

RS: Essa foi a “sua ficha” caindo?

TM: Sim. Naquele momento decidi que faria o curso de consultoria de imagem, pesquisei muito o tema. E olha como são as coisas de Deus: escolhi o curso de uma escola francesa com sede em Porto Alegre/RS, estava disposta a viajar, mas na semana seguinte o curso seria itinerante e passaria por várias capitais, incluindo Vitória. Me formei em consultora de imagem e estilo pessoal; já ingressei no curso de visagismo, e estou voltando toda minha energia produtiva nisso.

RS: Você se especializou e começou a atender clientes, como está sendo?

TM: A nossa imagem expõe o que temos por dentro. Todo mundo tem estilo, mas precisa se conhecer e saber o que gosta para externar isso. São muitas técnicas que faço junto com a cliente para alinhar o desejo às características dela. O interessante é que a primeira etapa é muito investigativa, onde busco conhecer essa mulher, objetivo de imagem dela, tudo que ela deseja, e muitas vezes ela mesma não se conhece e passa ser uma verdadeira jornada de autoconhecimento. A partir daí, vêm as análises e passos como closet cleaning, personal shopper e montagem de looks com registro fotográfico; ao término ainda preparo um dossiê sobre ela – minhas clientes não terminam a consultoria dependentes de mim.

RS: E tem alguma particularidade nesse trabalho que chama a sua atenção?

TM: Com certeza. Sinto que estou contribuindo para quebrar um tabu, o de que a consultoria de imagem e estilo e outros temas relacionados à moda são fúteis. Eu mesma me sentia um pouco retraída de adotar isso profissionalmente, mas vejo o quanto é importante e que realmente pode fazer a diferença para aquela pessoa. É bonito ver o resultado de todo esse processo: o autoconhecimento, a mudança de atitude, a evolução e a autoestima elevada, isso sem contar o quanto pode impactar em outros aspectos da vida dela, como nos relacionamentos pessoais e profissionais.

RS: E como anda a rotina?

TM: Super dividida, mas muito bem resolvida. Ainda sigo no curso de prótese, e concluo em junho de 2022 – inclusive, quando chego lá, esqueço de tudo e foco na Odontologia, é impressionante. Bom, mas chego aqui e tudo muda, me divido entre o meu dia a dia com as crianças, nos cursos e nos atendimentos. Ainda encontro tempo para participar de eventos como consultora e atuar no mundo digital (@thaisribeiromai); sou convidada por algumas marcas e tenho feito alguns trabalhos e parcerias nos quais realmente acredito.

RS: Bem começou e já tem novidade, certo?

TM: Claro! Estou montando um ateliê, no Centro de Guarapari, para atender, oferecer uma experiência de qualidade para minhas clientes. Estamos prestes a inaugurar. Além disso, vou cursar a consultoria para o varejo, quero ajudar o lojista em compras e no atendimento ao cliente; e explorar também o universo da imagem masculina. Tem mais coisa vindo por aí, só não posso revelar agora!

“Entre as minhas apostas está a parceria para trazer de forma descontraída aspectos da consultoria de imagem. Nas fotos, por exemplo, o evento no Espaço Kelly Amaral Nail Designer. Fiz a análise de coloração pessoal com convidadas, ponto queridinho da consultoria. Pretendo realizar esses encontros uma vez por mês, tanto em Guarapari, quanto nas cidades de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Piúma e Cachoeiro de Itapemirim, sempre com muitas dicas, aprendizado e sorteio de brindes.”

Thais Mai

Veja também

Montanhas capixabas: conheça os destinos mais procurados na temporada de inverno

Passeios de escuna para observar baleias Jubarte em Guarapari

Associação Amigos do Patrimônio de Guarapari procura voluntários para ampliar ações no município

Circuito Capixaba de Cerveja Artesanal em Domigos Martins terá mais de 40 estilos diferentes da bebida

Anchieta sedia 8º Festival da Moqueca Capixaba com música e maior moqueca na panela de barro do mundo

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia promove encontro científico em Guarapari

A VII Jornada SBEM-ES acontecerá entre 30 de agosto e 1º de setembro