Anúncio
Equilíbrio e concentração: slackline ganha adeptos em Guarapari
por Carolina Brasil
Publicado em 5 de abril de 2021 às 11:28 / Atualizado em 5 de abril de 2021 às 16:16
Recentemente, Guarapari passou a contar com aulas de slackline em dois pontos da cidade: Praia da Cerca e Centro, próximo ao Radium Hotel. A responsável pelo desenvolvimento da atividade que vem conquistando adeptos é Luiza Sábio, formada em Educação Física.
Inspirada pelas pesquisas feitas durante o curso e também depois de ter contato com a prática, em 2015, através de um amigo, Luíza decidiu empreender e começou a dar aulas em fevereiro deste ano. “Paralelo à minha formação, tenho um estilo de vida muito ativo, gosto de esporte e decidi que precisava compartilhar os meus conhecimentos sobre o slackline, uma atividade completa de desenvolvimento motor, de concentração e de tantos outros benefícios”, contou.
Luíza destaca que a atividade é para todos, de crianças aos adultos em qualquer idade. “Com fita em altura baixa, desenvolvo o slackline para iniciantes. A prática conecta corpo e mente, ajuda ainda no desenvolvimento cognitivo das crianças, melhorando o desempenho escolar; auxilia no equilíbrio e na postura corporal; no autoconhecimento e na autoconfiança; e na respiração. É uma atividade que, inclusive, pode funcionar como terapia, combatendo a ansiedade e o estresse tão em alta neste momento”.
Anúncio
Apesar da ampla possibilidade, a professora de Educação Física se surpreendeu pela procura do público feminino e acima dos 50 anos. “Fui procurada por várias mulheres maduras querendo fazer a aula e aprender uma coisa nova. Fiquei muito feliz com isso, estamos desenvolvendo um trabalho bem bacana, que vai além do físico, mas de emocional e de emponderamento, mesmo. Esse é o meu objetivo, compartilhar os meus conhecimentos com outras pessoas, mostrar que é possível para todos, além apresentar mais uma alternativa para jovens e crianças; quem sabe ainda a inserção da prática em um projeto social”, elencou Luíza.
A empresária e jornalista Fátima Fonseca, de 67 anos, por ver apenas jovens praticando, pensou que não poderia. “Vi a Luíza praticando e fui conversar com ela, fiz uma aula e me surpreendi com o meu desempenho. A atividade faz bem para corpo e mente, mas o melhor é ser feita ao ar livre, especialmente neste momento de pandemia”, destacou a moradora de Guarapari há 21 anos.
Razões compartilhadas com a aposentada Heloísa Costa, de 55 anos. “Trabalhei muito em ambiente fechado e, depois de me aposentar, decidi aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer com atividades ao ar livre e em contato com a natureza”, afirmou a praticante de canoa havaiana e slackline.
O slackline exige poucos equipamentos que são: a fita, as catracas e duas bases fortes, que geralmente são árvores. A instrutora lembrou que usa, ainda, uma proteção para não danificar os troncos. Apesar de existirem diversas modalidades que se diferem por métodos e grau de dificuldade, basicamente, o objetivo é fazer movimentos estáticos ou dinâmicos sobre a fita de um ponto ao outro. Como diferencial, estar ao ar livre e o contato com a natureza. As aulas individuais e personalizadas acontecem pela manhã, de segunda a sábado, mediante a agendamento.
Seguindo os protocolos para conter o avanço da pandemia por Covid-19, Luíza tem ofertado valores promocionais por aula e, para saber mais, basta entrar em contato pelo @lsabio_ ou pelo telefone 27 99705-9078.
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio