Especial Mulher: empresárias que inspiram
Por Gislan Vitalino
Publicado em 11 de março de 2021 às 12:15
Atualizado em 15 de março de 2021 às 08:47
Anúncio
As possibilidades e os desafios do empreendedorismo podem se tornar uma opção por diversas razões: a busca por liberdade financeira, a realização de um sonho ou mesmo a necessidade. Na prática, a trajetória de quem empreende passa por enfrentar desafios e superar dificuldades.
As mulheres ainda representam minoria dentre os empresários e empreendedores no Brasil. Uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostrou que as mulheres representam 42,7% dentre os empreendedores consolidados.
Na reportagem do Especial Mulher sobre o tema, duas mulheres empreendedoras de Guarapari, com histórias que inspiram e motivam a enfrentar esses desafios e enfrentar a busca pelos próprios sonhos.
Anúncio
Há quase 19 anos, Helaine Pinheiro começou a empreender em busca da realização do sonho da mãe. A proprietária da Atrevida Moda Íntima começou essa realização em 2004. “Minha mãe tinha esse sonho e, muito por incentivo dela, eu abri a primeira loja e nós éramos sócias. A loja surgiu para realizar esse sonho dela”, conta a empresária.
O tratamento com as clientes é parte do DNA da loja e, segundo conta, garantiu a fidelização delas. “As dificuldades foram muitas, a gente passou por diversos momentos de superação, mas felizmente deu tudo certo e hoje temos uma quantidade grande de clientes fiéis e que gostam muito da loja”, explicou.
Encorajando outras mulheres que sonham em empreender, Helaine frisa que é preciso enfrentar os medos e ter coragem para superar as dificuldades. “Não é fácil. Principalmente no momento que estamos vivendo. Mas a gente tem que se arriscar, correr atrás e realizar”, afirma. Segundo ela, é preciso dedicação e amor ao que faz. “Eu sempre falo sobre isso, passo para as nossas funcionárias que tudo aqui é feito com carinho, cuidado e atenção. Eu acredito muito que tudo deu certo por conta disso”, conclui a empresária.
Outra empreendedora cuja marca tem ganhado destaque em Guarapari é a Beta Vassoler. Há quase 6 anos a proprietária da BV Aromas começou com uma loja virtual que vendia perfumes inspirados em fragrâncias importadas. Os produtos foram se ampliando até o momento em que surgiu a necessidade de montar um espaço para abrigar a loja. “A variedade é tão grande que eu já não conseguia mais transportar tudo”, contou.
Atualmente, a loja possui um espaço físico, mas não abandonou o formato virtual. Além de perfumes, difusores de varetas, incensos e diversos outros produtos e mais de 100 opções de aromas são vendidos pela loja virtual para todo o Brasil.
Sobre mulheres que sonham em empreender, a empresária citou três características principais. “Coragem, ousadia e força são fundamentais para empreender, especialmente enquanto mulher”, frisou Beta.
Anúncio
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do FolhaOnline.es.