Anúncio

Evento em Vitória debate democratização das políticas públicas culturais no país

I Encontro Nacional de Gestores da Cultura começou nessa segunda (14)

por Redação Revista Sou

Publicado em 15 de agosto de 2023 às 10:29 / Atualizado em 15 de agosto de 2023 às 10:29
Foto: divulgação

Teve início nesta segunda-feira (14), o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura, evento histórico que tem o objetivo de promover um amplo diálogo entre gestores municipais, estaduais e federais de cultura, seus fóruns e entidades representativas sobre politicas públicas de cultura, o seu acesso às ações de fomento e a articulação de pautas do setor. 

No evento, que está acontecendo no Teatro Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus de Goiabeiras, em Vitória, e segue nesta terça-feira (15), estão sendo realizadas 20 atividades entre palestras, minicursos, debates e encontros temáticos, além da participação especial de diversos convidados.

Após as boas-vindas do reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, Paulo Vargas, e as apresentações musicais do grupo Serenata D´Favela e do cantor Silva, a primeira mesa do dia trouxe a palestra “Diálogos Necessários 1 – Cultura: uma estratégia para o Brasil. A transversalidade da Cultura como potência” e contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; da ministra da Cultura, Margareth Menezes; do secretário de Estado da Cultura e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabricio Noronha; e da presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, Eliane Parreiras.

Anúncio

Em sua fala, o governador Renato Casagrande enfatizou a importância da diversidade de representações no evento.  “O Encontro de Gestores promove tanto o fortalecimento de sistema nacional de cultura quanto a mobilização pelo Estado. Esse evento demonstra como estamos construindo uma real política pública de cultura, elaborando conselhos pelo Estado, formando gestores e levando o acesso”, destacou Casagrande.

Fabricio Noronha agradeceu a participação de todos e destacou o momento de reflexão, de construção coletiva e como o encontro auxiliou nesse processo. “Estamos diante de uma oportunidade histórica para a cultura, com um grande volume de recursos das leis federais e muitos desafios pela frente. Juntos vamos reconstruir e fortalecer as políticas públicas. Temos hoje marcos legais importantes e inovadores, como nunca tivemos antes e precisamos agora mergulhar no Brasil profundo, com políticas que atendam a todas as regiões, produzam oportunidades e transformem nosso país. A força da cultura nos dará essa energia. A cultura é estratégica para o desenvolvimento do Brasil e a transformação dos territórios”, afirmou.

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o Encontro une a oportunidade de diversas representações atuarem como uma ponte entre o projeto de Estado e as pessoas das cidades. “A presença de todas e todos aqui demonstra o sentimento, a atenção e o senso de responsabilidade de cada uma e cada um para fazer parte desse grande encontro. Estão verdadeiramente demonstrando um compromisso com o que se propõe. O momento que estamos atravessando significa o voto de confiança e a esperança no futuro. Temos que agarrar essa oportunidade e estamos indo nessa direção”, frisou.

Logo após as falas da mesa, a ministra do Supremo, Cármen Lúcia, realizou a palestra “Garantia dos Direitos Culturais no atual contexto brasileiro”, destacando a cultura como um direito fundamental e constitucional, e como o estado precisa auxiliar no acesso das políticas do setor aos cidadãos.

“Cultura é a tradução da alma de um povo. E ela é um direito fundamental, porque nós temos a dignidade humana. A humanidade produz e se reinventa culturalmente. A Constituição cumpre a função de determinar ao Estado que a todos garanta o exercício desse direito. A cultura é democrática por si. Mais que democratizar a cultura, temos que culturalizar a democracia.”

*Com informações do Governo do Estado.

Anúncio

Veja também

Domingos Martins

Montanhas capixabas: conheça os destinos mais procurados na temporada de inverno

WhatsApp Image 2024-08-14 at 20.06.38

Passeios de escuna para observar baleias Jubarte em Guarapari

amig

Associação Amigos do Patrimônio de Guarapari procura voluntários para ampliar ações no município

unnamed

Circuito Capixaba de Cerveja Artesanal em Domigos Martins terá mais de 40 estilos diferentes da bebida

WhatsApp Image 2024-08-27 at 14.21.57

Anchieta sedia 8º Festival da Moqueca Capixaba com música e maior moqueca na panela de barro do mundo

Sbem-es

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia promove encontro científico em Guarapari

A VII Jornada SBEM-ES acontecerá entre 30 de agosto e 1º de setembro

Anúncio

Anúncio