Anúncio
Higiene bucal pode ajudar a prevenir complicações da Covid-19
por Redação Revista Sou
Publicado em 4 de novembro de 2020 às 15:38 / Atualizado em 4 de novembro de 2020 às 16:42
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que medidas de higiene sejam feitas, para que haja a prevenção da propagação do coronavírus. Sendo a boca uma das principais vias de contaminação, dentistas reforçam que a higienização bucal é de extrema importância para reduzir a quantidade de vírus e, possivelmente, diminuir a disseminação.
Além das informações de isolamento social, a orientação é para evitar qualquer tipo de contato; como apertos de mão, abraços e beijos, e reforçar os cuidados com a higiene pessoal, e principalmente a bucal, por ser uma das portas de entrada do vírus.
Dr. Jhony Colombi, Cirurgião-Dentista, especialista em Implantodontia, com atuação em Ortodontia recomenda a importância dos cuidados de higienizar bem as mãos, usando os protocolos corretos, antes de higienizar a boca. “Esses cuidados devem ser redobrados, uma vez que, a porta de entrada da infecção é o trato respiratório superior, boca (dentes, gengivas, língua), faringe (garganta) e pulmões. Como as mãos são imprescindíveis para o uso do fio dental, do higienizador de língua e da escova de dentes, também é importante que estejam bem higienizadas, para que possa levá-las até a cavidade bucal”, recomenda o especialista.
Anúncio
Para o sócio de Dr. Jhony, responsáveis pela clínica Qualidents, Dr. Kelcio Siqueira, também especialista em Implantodontia e Clínico Geral, recomenda que no caso de crianças, os cuidados sejam parecidos com os adultos, mas considerando que a formação de cáries está relacionada a ingestão de açúcares e carboidratos, associada à má ou não escovação. “É importante que os pais estejam atentos, para que crianças tenham uma rotina de escovação três vezes ao dia, com uso do fio dental uma vez, preferencialmente antes de dormir”, sugere Dr. Kelcio.
Tags:
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio