Anúncio

Entrevista

Já pensou em como será a sua aposentadoria?

Publicado em 27 de setembro de 2020 às 15:00
Atualizado em 29 de setembro de 2020 às 14:27
Dr. Victor Balbi e Dr. Wesley Bittencourt. Foto: Divulgação

De acordo com especialistas, o primeiro passo é planejar. Todo trabalhador sonha em, no futuro, desfrutar de uma aposentadoria satisfatória. Conquistar a renda adequada é parte disso e é nesse ponto que o planejamento previdenciário se faz fundamental. Este é o assunto da coluna Entrevista da Semana, que conversou com o advogado Victor Balbi, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, que, em 2015, fundou com o sócio e também advogado, Wesley Bittencourt, o escritório Furtado Balbi, Bittencourt Siqueira Advogados.

Revista Sou: Qual a importância do planejamento previdenciário?

Dr. Victor Balbi: É de suma importância, tendo em vista que é uma forma de mapear a vida contributiva do segurado, ou seja, de identificar e orientar qual aposentadoria seria mais vantajosa.

RS: É importante começar cedo, mas é possível planejar tardiamente?

VB: É totalmente possível. A pessoa em início de carreira, por exemplo, verifica-se os valores que a mesma contribui, sempre limitado ao teto mesmo que tenha mais de um trabalho. Já uma pessoa na faixa dos 40 anos, deve averiguar qual a aposentadoria seria mais vantajosa para ele, analisando o tempo de contribuição, focando nesta aposentadoria mesmo que tenha direito a se aposentar com outro tipo antes.

RS: Qual o melhor caminho para escolher um plano adequado?

VB: O melhor caminho é organizar proativamente a vida contributiva. Cada caso é um caso, e é preciso verificar ponto a ponto, quanto tempo, qual tipo de segurado e o quanto já contribuiu, por exemplo. São muitas variáveis que só um especialista na área pode analisar e ajudar na melhor escolha.

RS: Vale para todo tipo de profissional – dos formais aos liberais?

VB: Sim, para todos os tipos de segurado. A contribuição do INSS é obrigatória para todos que prestam serviço, e o planejamento previdenciário é exatamente analisar essas contribuições para chegar no melhor caminho.

RS: Quais as opções que a pessoa tem em caso de perda de renda ou emprego? Será um investimento perdido caso isso ocorra?

VB: Nesses casos, também é necessário procurar um profissional especialista na área para verificar no caso concreto a melhor opção. Contudo, vale lembrar que toda forma de contribuição do segurado será utilizada para a aposentadoria no futuro.

Veja também

Servir às pessoas enquanto serve a Deus: o propósito de vida do Pastor Rafael Vaillant

Pets em apartamentos: o mais importante é o bom senso

Guarapari Decor, revestimento sem obra. Por que decorar com vinílicos autoadesivos?

Bel Valen Farm’s Restaurante: na rota do desenvolvimento, do turismo e da gastronomia de Iguape

Projeto Talmidim oferece nova chance para crianças em vulnerabilidade

Dseven, capacitação e tecnologia a serviço do seu carro