Anúncio
Obesidade canina: dois passos para manter o peso saudável do animal
por Revista Sou
Publicado em 16 de junho de 2022 às 10:30 / Atualizado em 16 de junho de 2022 às 10:38
Nas edições anteriores, vimos quais as causas e as consequências do sobrepeso nos cães.
Para concluir essa série sobre obesidade em cães, precisamos deixar claro que não é difícil manter seu animal magro. Temos que Lembrar e assumir que a responsabilidade pela saúde corporal do seu cão é do tutor! O que parece um agrado agora, ou o que você entende como uma ação bondosa para seu pet irá gerar problemas de saúde graves em um futuro próximo.
Obviamente é necessário levar seu cão a um veterinário para que a melhor conduta seja seguida, além de realizar uma avaliação completa com exames complementares, e descartar que seu animal esteja com doenças concomitantes. Mas em casa, com atitudes simples, já podemos adiantar alguns manejos que irão aumentar a qualidade de vida do seu pet.
Anúncio
- Oferecer uma alimentação de alto nível: seu veterinário saberá indicar a melhor opção para seu animal. Cortar absolutamente tudo que propicie picos de insulina, isso inclui pães, biscoitos (inclusive os petiscos caninos) e até frutas.
- Cães são espertos, inteligentes e adaptáveis, eles sabem fazer chantagem pedindo todo tipo de alimento. Porém, quando entendemos que eles têm o organismo diferente do nosso e que suportam um período prolongado de tempo sem se alimentar, fica mais fácil resistir às carinhas de vítima. E caso eles se recusem a comer sem aquele “agradinho”, fique tranqüilo, eles não irão morrer de fome sendo que possuem ração disponível, de boa qualidade e em quantidades ideais.
Seguindo estas dicas simples e básicas, já conseguimos melhorar muito a dieta dos nossos amiguinhos e, conseqüentemente, estamos cuidando de sua saúde e longevidade.
Prevenir a obesidade é um ato de amor e cuidado!
Para mais dicas sobre estas e outras doenças, consulte nosso Instagram: @guaravetveterinaria!
Dr. Renato Marcondes – CRMV ES 1226 – Autor do livro: “Causas e Consequências da Obesidade em cães: como evitar e como tratar”
Dra. Aline Marcondes – CRMV ES 746 – Medicina Felina e Terapia Canabinóide Veterinária
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio