Anúncio
Bom apetite
Parfait de chocolate e avelã
Publicado em 23 de dezembro de 2021 às 09:45
Atualizado em 23 de dezembro de 2021 às 09:45
*por Chef Soraia Marracini:
Avelã é um fruto da aveleira que cresce naturalmente em quase toda Europa, Ásia Menor e parte também da América do Norte. Sua casca é bastante resistente e dentro encontra-se a semente comestível de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa. Pode ser consumida ao natural ou usada em doces, normalmente associada ao chocolate, trazendo uma combinação perfeita.
É rica em gorduras boas e fibras e ajudam a diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos, e aumentar o colesterol bom que previne doenças cardiovasculares como pressão alta e infarto. Tem vitamina E que é um potente antioxidante. Tem também potássio, magnésio, zinco e ácido fólico que ajudam a controlar a pressão arterial e fortalecem o cérebro que ajudam a preservar a capacidade de memória, sendo um excelente alimento para crianças em idade escolar e idosos com problema de memória. Por ser muito calórico, deve ser consumida com moderação.
Pode ser usada para fazer leite de avelã, manteiga, creme de avelã, usada em saladas, doces e em diversas preparações.
Aqui uma sobremesa deliciosa para você servir na ceia de Natal!
Ingredientes
- 100g açúcar refinado;
- 100ml água;
- 125g gemas de ovos;
- 60g claras de ovos;
- 1 pitada de noz-moscada ralada;
- 200g chocolate meio amargo derretido;
- 100g pasta de avelã;
- 300g de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly;
- 50 g avelã triturada e tostada;
- 10g cacau em pó para pulverizar
Preparo
Faça uma calda com o açúcar, a água e a noz-moscada até ficar no “ponto assoprado“. É quando formam bolhas grandes que ficam presas na escumadeira e não voam ao assoprar. É na temperatura de 115 graus.
Bata as claras em neve na batedeira, adicione as gemas, bata mais um pouco e vá adicionando a calda e bata até esfriar. Junte o chocolate derretido, a pasta de avelã e o chantilly e misture bem. Monte em taças, ou em forma de silicone e leve ao congelador por no mínimo 4 horas.
Polvilhe na hora de servir o cacau em pó e as avelãs trituradas.