Anúncio

Projeto ensina surfe como ferramenta de inclusão e protagonismo para mulheres de Guarapari

Após temporada no Nordeste, projeto Águas de Gaia chega a Guarapari promovendo inclusão, saúde e conscientização ambiental

por Gislan Vitalino

Publicado em 17 de fevereiro de 2022 às 10:30 / Atualizado em 17 de fevereiro de 2022 às 10:31
Foto: Roberta Martins.

A partir desta quinta-feira (17), a Praia do Morro, em Guarapari, recebe um projeto que disponibiliza oficinas e vivências do surfe para mulheres, com um propósito ainda maior que o esporte: conectá-las entre si e ao oceano. O projeto Águas de Gaia realizado é pelo Instituto Incentivar, com patrocínio da EDP Brasil e do Instituto EDP, que coordena as ações socioambientais da EDP. A etapa tem também o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Prefeitura de Guarapari.

A iniciativa surge nas praias do Nordeste, com o objetivo de promover a saúde, sororidade e bem-viver da cultura oceânica entre mulheres de uma região. Em fevereiro, Guarapari recebe a Etapa Verão do projeto, que está sendo realizado pela primeira vez no Sudeste do país, após o surgimento e uma temporada em praias da região Nordeste. Para a idealizadora do projeto, Cris Brosso, essa é uma realização importante e muito esperada. “Um sonho realizado. São mais de 7 anos buscando meios para isso acontecer. Alegria pura que mal cabe dentro da gente!”, celebrou a surfista.

A vivência do surfe, de mulheres para mulheres

Segundo Cris Brosso, o projeto surge do desejo de compartilhar a experiência positiva com o surfe para mais mulheres. “Saí da depressão pós-parto devido ao surfe, e vi muitas mulheres atingirem a saúde mental e até mesmo deixar relacionamentos abusivos devido a prática do esporte. Ele nos traz força”, contou Cris Brosso. “Além disso, criar uma nova relação entre mulheres e o oceano é muito importante, uma relação de gratidão e não medo, compreendê-lo como professor e também como um ecossistema mantenedor da vida na Terra nos leva a agir em prol de sua proteção”, destacou a fundadora do projeto.

Anúncio

Projeto social ensina e incentiva o surfe entre mulheres de Guarapari
Foto: Roberta Martins.

Além das aulas para mulheres surfistas iniciantes, o projeto disponibiliza gratuitamente alimentação e cuidadora para crianças filhas das mulheres participantes. “A expectativa é de podermos atender pelo menos 200 mulheres e mais de 100 filhos nessas primeiras 16 vivências aqui no estado do Espírito Santo”, afirma Cris Brosso.

As vivências serão realizadas no canto direito da Praia do Morro, de 17 de fevereiro a 4 de março, no período da manhã ou à tarde, conforme o clima e condições do mar, mediante inscrições prévias. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por e-mail ([email protected]), telefone (11) 93260-8185, ou pelas redes sociais do projeto (@aguas.de.gaia, no Instagram e @aguasdegaiaoficial, no Facebook), até um dia antes da atividade que se deseja participar.

Projeto Águas de Gaia proporciona a vivência do surfe para mulheres, agora em Praia do Morro - Guarapari
Foto: Roberta Martins.

Projeto Águas de Gaia – Etapa Verão – Guarapari

Aulas de surfe gratuitas para mulheres de Guarapari;
Data: de 17 de fevereiro a 3 de março;
Local: Praia do Morro, Guarapari – ES;
Inscrições: por e-mail ([email protected]), telefone (11) 93260-8185, ou redes sociais do projeto (@aguas.de.gaia, no Instagram e @aguasdegaiaoficial, no Facebook).

*Matéria publicada anteriormente em Folhaonline.es.

Anúncio

Veja também

5 - Elisa, Alba e Dinalva

Sou Vip

Rafael Vaillant (2)

Servir às pessoas enquanto serve a Deus: o propósito de vida do Pastor Rafael Vaillant

Francini

Pets em apartamentos: o mais importante é o bom senso

antes e depois

Guarapari Decor, revestimento sem obra. Por que decorar com vinílicos autoadesivos?

COLOCAR TITULO JUNTO A ESSA IMAGEM

Bel Valen Farm’s Restaurante: na rota do desenvolvimento, do turismo e da gastronomia de Iguape

Chef soraia com seus alunos

Projeto Talmidim oferece nova chance para crianças em vulnerabilidade

Anúncio

Anúncio