Anúncio

Rambutan: produtor de Rio Claro cultiva fruta exótica

por Gislan Vitalino

Publicado em 4 de outubro de 2021 às 09:30 / Atualizado em 1 de novembro de 2021 às 10:31
Fotos: acervo pessoal.

Uma fruta pouco conhecida em todo o Brasil também está sendo produzida em Guarapari. Nos meses de agosto e setembro, a produção de Rambutan do José Antônio Ofrante, em Rio Claro, atingiu seu pico de produção e está sendo vendida nas feiras-livres de Guarapari.

O fruto, de cor avermelhada e de sabor entre o doce e o ácido, é de origem asiática, mas com maior produção no norte do Brasil. O próprio José Antônio conheceu através da televisão e precisou da ajuda de um amigo para conseguir as mudas. “A primeira vez que eu vi foi em uma matéria na televisão de uma produção em Rondônia. Daí um amigo caminhoneiro disse que tinha visto a fruta lá na região, então pedi que ele trouxesse. Foram muitas mudas, que chegavam aqui já desgastadas, fomos plantando e aprendendo o processo”, contou o José Antônio.

Aos 65 anos, o produtor explica que ainda está em um processo de aprender mais sobre a dinâmica de produção da planta, que têm características muito curiosas. “As vezes a gente acompanha o pé crescendo e acha que vai dar frutos, mas é um pé macho. Ele também produz flor, mas elas não fecundam e não dão frutos”, afirma.

A produção é complexa e pouco previsível. A planta é muito dependente do sol, de água e adubação. “A gente tem pés com frutas grandes que parecem pérolas, já outros dão só a casca oca. Esse ano a gente produziu por volta de mil quilos, mas também já perdi uns pés que, se for para contar, dá uns 200 kg de fruta. Estamos aprendendo na marra sobre a poda, a água e como cuidar da planta”, contou o produtor.

O fruto do rambutan é uma fonte de cálcio, fósforo e ferro, que colaboram para fortalecimento de ossos e dentes, auxiliam na regeneração celular e podem aumentar a oxigenação sanguínea, além de evitar anemia. Além disso, estudos apontam que a fruta possui vitamina C e vitamina A, excelentes aliados na luta contra gripe e anemia, respectivamente.

É possível entrar em contato diretamente com o produtor, José Antônio, por meio do telefone (27) 99981.2571.

*Matéria publicada originalmente no jornal Folhaonline.es.

Anúncio

Veja também

Servir às pessoas enquanto serve a Deus: o propósito de vida do Pastor Rafael Vaillant

Pets em apartamentos: o mais importante é o bom senso

Guarapari Decor, revestimento sem obra. Por que decorar com vinílicos autoadesivos?

Bel Valen Farm’s Restaurante: na rota do desenvolvimento, do turismo e da gastronomia de Iguape

Projeto Talmidim oferece nova chance para crianças em vulnerabilidade

Dseven, capacitação e tecnologia a serviço do seu carro

Anúncio

Anúncio