Anúncio
Saúde da mulher: cuidados e prevenção das doenças de cólon, reto e ânus
por Carolina Brasil
Publicado em 13 de março de 2023 às 13:27 / Atualizado em 14 de março de 2023 às 16:54
Diversas doenças, incluindo o câncer, podem atingir partes que compõem o intestino como o cólon, o reto e o ânus. Tais problemas não são exclusivos do público feminino, mas a médica coloproctologista Dra. Thays Bisi faz uma alerta para que as mulheres, especialmente acima dos 45 anos, incluam a especialidade na rotina de cuidados.
Dra. Thays explica que a coloproctologia é a especialidade que trata doenças do intestino, reto e ânus, como hemorroida, fissura, fístula, diverticulite, tumores e constipação intestinal; e ressalta que, enquanto profissional da área, não se preocupa em apenas tratar, mas avaliar a causas e cuidar dessa paciente como um todo. “Não podemos tratar só a doença, temos que pensar em conjunto. Se a paciente está com dificuldade para evacuar, não resolve só dar laxante, tem que orientar sobre alimentação, hidratação, ingestão de grãos e atividade física. Não adianta tratar só uma parte se tudo em nosso organismo está conectado. Existem doenças do intestino, por exemplo, que estão muito ligadas ao estresse, à ansiedade, e não é possível tratarmos apenas o intestino se o paciente continua levando um estilo de vida atribulado. Muitas vezes é preciso atuar agregando, inclusive, outros especialistas”.
“O laser pode ser usado na proctologia para tratamento de uma diversidade de doenças. Podemos tratar hemorroidas, fístula anal, fissura anal, plicoma – que são os excessos de pele ao redor do ânus, e realizar clareamento anal. (…) O laser nos permite um corte mais preciso e uma área menor a ser ressecada devido a precisão dele. Com isso, o paciente consegue ter um retorno mais rápido das atividades e menor taxa de dor no pós-operatório” – Thays Bisi
Entre os diferenciais da coloproctologista e que também estão contribuindo para os cuidados das pacientes são os tratamentos a laser. “O laser pode ser usado na proctologia para tratamento de uma diversidade de doenças. Podemos tratar hemorroidas, fístula anal, fissura anal, plicoma – que são os excessos de pele ao redor do ânus, e realizar clareamento anal. Em alguns procedimentos ele pode ser realizado até mesmo no consultório, com anestesia local, como é o caso do clareamento anal e da retirada de plicoma. O laser nos permite um corte mais preciso e uma área menor a ser ressecada devido a precisão dele. Com isso, o paciente consegue ter um retorno mais rápido das atividades e menor taxa de dor no pós-operatório”, completa Dra. Thays.
Anúncio
De acordo com a coloproctologista, consultas regulares são a melhor forma de prevenção ao câncer de cólon, reto e ânus, e fundamentais para quando a paciente apresentar sintomas como: diarreia contínua, dor ou dificuldade na hora de evacuar, sangramento anal e/ou nas fezes, dores abdominais, mudança de cor nas fezes, nódulos e inchaço na região do ânus, e ainda se tiver histórico de pólipos intestinais ou de câncer colorretal em familiares.
Dra. Thays Bisi – Médica Coloproctologista
CRM-ES 13842 / RQE 13157
Clínica Freire Vieira – Av. Camilo Gienordoli, 155 – Muquiçaba | Guarapari/ES
(27) 3125-1331 / (27) 99627-7409
@dra.thaysbisi
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio