Anúncio
Saúde dos felinos: Imunodeficiência Viral e Leucemia
por Revista Sou
Publicado em 25 de março de 2024 às 11:31 / Atualizado em 25 de março de 2024 às 11:31
*Dra. Thalia Cipriano da Silva – CRMV-ES 3704
Como especialista em medicina felina, tenho visto com frequência pacientes sendo diagnosticados com FIV (Imunodeficiência Viral Felina), popularmente conhecida como Aids felina; e FeLV (Leucemia Viral Felina), que costuma causar linfomas. No entanto, essas doenças ainda são pouco conhecidas por parte dos tutores e, por isso, precisam ser abordadas para gerar maior conscientização.
Os animais recém-adotados ou aqueles que possuem acesso à rua têm maior predisposição para serem infectados. Nesses casos, na consulta inicial é feito um primeiro teste rápido; eu utilizo os testes SNAP da IDEXX que proporcionam alta sensibilidade e especificidade. De acordo com essa triagem, dando resultado negativo para FeLV, realizo a vacinação contra esse vírus, bem como de doenças inclusas na vacina múltipla felina. Por outro lado, teste positivo, meu protocolo se inicia dando suporte a esse paciente para lhe oferecer melhor bem-estar, com o intuito de aumentar a perspectiva de vida dele.
Anúncio
Vale ressaltar que, ambas as doenças não têm cura, mas há tratamento. Apesar de não ter vacina contra a FIV no Brasil, a medicina preventiva tem sido uma aliada. Nesse caso, quanto mais gatos testados e segregados, menores são os riscos de um animal ficar exposto. Além disso, gatos positivos podem viver por anos, o que não pode é desistir deles antes mesmo de tentar tratá-los. Não desista do seu companheiro felino!
CEVET – Centro de Especialidades Veterinária Guarapari
R. Fernando de Abreu, 19 – São Judas Tadeu, Guarapari
(ao lado do restaurante Casa Marracini e em frente a Primeira Igreja Batista em Guarapari)
(27) 3117-0021 | (27) 99630-4815
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30 |sábados, das 8h às 14h Emergência 24h
Anúncio
Veja também
Anúncio
Anúncio