Anúncio

Sou-Header_Site_BonApetit

Bom apetite

Yakisoba

Vamos dar um ''pulinho'' no oriente para nossa receita de hoje. É um prato facílimo de fazer e quase todo mundo adora: YAKISOBA.

Publicado em 17 de outubro de 2020 às 09:00
Atualizado em 17 de outubro de 2020 às 09:01

por Chef Soraia Marracini

Yakissoba é um prato de origem japonesa que significa, literalmente, ”macarrão de sobá frita”. O macarrão sobá, feito de trigo sarraceno não é muito fácil de encontrar. O mais comum é feito com macarrão lamen, e pode ser frito ou não. Pode ser feito com proteínas diferentes, com apenas um tipo ou, no caso do vegetariano, apenas com legumes. No Brasil é um dos pratos mais tradicionais de Mato Grosso do sul, notadamente na capital, onde foi levado por imigrantes japoneses. Em São Paulo e em Belém também é muito popular.

Os japoneses tem sua culinária marcada por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes, apresentação e por pratos com pouco tempo de cocção. O uso de peixes crús é extremamente difundido no país.

Anúncio

Yakisoba. Foto: Reprodução.

O molho shoyu é preparado com grãos de soja fermentados e salgados por salmora, tem alto poder de conservação e era essa a sua finalidade original quando foi criado. Por ser bastante salgado, deve ser consumido com moderação, principalmente por pessoas hipertensas. É rico em proteínas, ferro, cálcio, e vitaminas, principalmente as do complexo B, benéficas ao sistema nervoso e disposição mental. Ademais, a soja e seus derivados tem ação antioxidante e previne doenças como osteoporose, câncer de mama e de colo de útero. O shoyu é muito utilizado para temperar saladas, sushis e sashimis. Também enriquecem molhos.

Molho Shoyu. Foto: Reprodução.

Ingrdientes

100g couve chinesa em julienne grosso (tirinhas)

1 cenoura em julienne grosso

1 maço de brócolis pequeno em floretes branqueados( jogar na água fervente, assim que voltar a ferver, colocar em água gelada)

100g repolho em julienne grosso

140g macarrão lamen

120g peito de frango cortado em tiras

120g filé mignon cortado em tiras

120g camarões médios descascados

10 ml óleo de gergelim

2 colheres (sopa) rasas de óleo

Sal

Tonkatsu

50ml shoyu

50ml ketchup

100ml molho inglês

1 colher(café) rasa de gengibre ralado

30g açúcar

1 dente de alho picado

1 colher (sobremesa) óleo

Preparo

Comece fazendo o tonkatsu: refogue o alho e o gengibre no óleo. Depois adicione os outros ingredientes, e mexa em fogo baixo até o molho ficar denso. Não pode ferver. Reserve

Cozinhe rapidamente o macarrão em água e sal, e lave em água fria para tirar o excesso de amido. Adicione metade do óleo numa frigideira antiaderente e frite o macarrão com cuidado até formar uma pequena crosta. Reserve.

Tempere as proteínas, tomando cuidado com o sal, pois o molho tem uma quantidade de sal. Coloque o restante do óleo numa frigideira, aqueça e acrescente o frango e o filé. Salteie por cerca de 1 minuto, acrescente os camarões e salteie rapidamente. Acrescente os legumes e salteie.. Em seguida, junte macarrão, o molho tonkatsu e o óleo de gergelim, sempre salteando e incorporando os ingredientes. Sirva imediatamente.

Obs: você pode variar bastante sua preparação.Usar vários tipos de carne,só carne bovina, só frutos do mar, pode acrescentar couve flor ou até mudar o formato dos cortes. O importante é ficar gostoso.

Bom apetite!

Chef Soraia Marracini. Foto: Marcelo Moryan.

Veja também

5 - Elisa, Alba e Dinalva

Sou Vip

Rafael Vaillant (2)

Servir às pessoas enquanto serve a Deus: o propósito de vida do Pastor Rafael Vaillant

Francini

Pets em apartamentos: o mais importante é o bom senso

antes e depois

Guarapari Decor, revestimento sem obra. Por que decorar com vinílicos autoadesivos?

COLOCAR TITULO JUNTO A ESSA IMAGEM

Bel Valen Farm’s Restaurante: na rota do desenvolvimento, do turismo e da gastronomia de Iguape

Chef soraia com seus alunos

Projeto Talmidim oferece nova chance para crianças em vulnerabilidade